Os sintomas da menopausa causam um grande desconforto para a mulher. O maior problema é que essas manifestações podem durar por vários anos, o que abala de forma significativa a qualidade de vida. Por isso, além de ser muito importante o acompanhamento ginecológico, o tratamento precisa ser complementado pela prática de atividades físicas. A prática de exercícios pode trazer resultados positivos no tratamento da menopausa. Eles ajudam a cuidar da saúde física da mulher e ainda promovem conforto e bem-estar emocional. “A prática de exercícios e atividades físicas é indispensável no tratamento da menopausa. Isso porque, ao movimentar o corpo, o organismo é ativado e isso contribui para manter o equilíbrio dele”, explica Everton Raeda, Coordenador na Rede Alpha Fitness.

A menopausa provoca uma série de alterações no organismo da mulher. Além disso, favorece o aumento do peso, inclusive com acúmulo de gordura na região abdominal. Os exercícios ajudam na queima das calorias para manter o peso saudável. Isso promove saúde e mais autoestima para a mulher. As atividades físicas também ativam o metabolismo, estimulam os batimentos cardíacos e o sistema vascular. Com isso, é possível evitar diversas doenças, como problemas do coração, hipertensão e diabetes. A redução da produção de hormônios favorece a osteoporose na menopausa, mas os exercícios físicos podem fortalecer os ossos, retardando a perda de massa óssea. Ao mesmo tempo, estimulam a musculatura para que ela seja tonificada, e isso aumenta a força e ajuda a proteger os ossos contra fraturas.

As alterações hormonais influenciam de forma significativa a saúde mental da mulher, aumentando o risco de estresse, ansiedade e depressão. Os exercícios físicos estimulam a liberação de neurotransmissores que causam a sensação de prazer e bem-estar, ajudando a mulher a se sentir melhor. “É preciso lembrar que a atividade física não funciona como um medicamento. Muitas pessoas esperam resultado imediato, mas não é dessa forma que acontece. Ela impacta o organismo gradativamente. Sendo assim, é preciso que exista regularidade na prática e que ela comece o quanto antes na vida da mulher. Dessa forma, o organismo será mantido em equilíbrio e, quando a menopausa chegar, seus impactos tendem a ser mais sutis”, acrescenta Raeda.

Boas práticas de saúde, incluindo sono, alimentação e atividade física, são responsáveis por até 80% da maneira como envelhecemos, e podem garantir qualidade de vida plena na maturidade. O mais importante é escolher um exercício físico que traga prazer ao ser praticado porque, dessa forma, fica mais fácil manter a regularidade e colher os efeitos benéficos que ele pode trazer no tratamento da menopausa.

Foto Divulgação