A quarta e última noite do Fortal foi de agenda intensa para o cantor LUCAS, novo nome na cena do Axé Music, que estreou na festa neste ano. O primeiro compromisso do artista foi no trio da cantora Ivete Sangalo, que o convidou para uma participação durante o desfile dela, e, juntos, cantaram o clássico Eva. A seguir LUCAS foi para o Palco Avenida, onde apresentou um show inédito com repertório novo que mesclou canções emblemáticas do Carnaval de Salvador, presentes na memória afetiva dos foliões, e releituras de clássicos brasileiros, além das músicas lançadas pelo artista no verão: Deu Liga e Encaixadinho.
“A expectativa de que seria o maior Fortal da história se confirmou e foi uma honra ter feito parte disso. Essa é uma festa que marca o calendário do país e estar lá, representando a nova cena do axé music e vivendo experiências tão marcantes para mim e para a minha carreira, foi algo que vai ficar marcado para mim. Não podia ter estreado na festa de um jeito melhor”, comemorou o artista.
Foi durante o show de LUCAS no palco da festa que aconteceu um novo encontro com Ivete Sangalo. Em uma das voltas que a cantora fez com o trio no circuito, ela parou em frente ao palco e os dois cantaram juntos Tá Solteira, Mas Não Tá Sozinha, e Embaraça no Beijo, do repertório da baiana. Este foi o terceiro encontro de LUCAS e Ivete na edição do Fortal deste ano: na noite anterior eles já haviam cantado juntos enquanto a cantora passava com o trio em frente à cabine de transmissão onde LUCAS estava. Neste momento ela anunciou o feat dizendo que era o “encontro de milhões”, brincando com a expressão que viralizou nas redes sociais. Juntos, os dois cantaram Empurra Empurra e Teleguiado.
“Ainda sem palavras para esse momento. Ivetinha, obrigado pelo convite, pela oportunidade, por esse momento e experiência única na minha vida. Obrigado pelas palavras lindas”, celebrou LUCAS, em um post em seu perfil no Instagram. O sábado foi marcado ainda pela participação dele no show do É o Tchan no Palco Avenida, quando cantou Prefixo de Verão, Baianidade Nagô e Minha História.