Controle urinário e fecal, no suporte dos órgãos pélvicos, no parto e pós-parto e no prazer sexual, esses são os atributos do períneo, uma região de músculos, fáscias e ligamentos que ficam entre o clitóris e o ânus. Mas, apesar da sua importância, ainda é pequena a quantidade de mulheres que malham essa musculatura imprescindível à saúde íntima feminina.
“Quando a mulher exercita os músculos perineais, ela previne as incontinências urinárias e fecais e também os prolapsos, popularmente conhecidos como queda da bexiga, útero ou reto”, explica a fisioterapeuta Carolina Barreto, que atua nas áreas de fisioterapia pélvica, uroginecológica e coloproctológica. “Vale salientar que o alongamento desses músculos viabiliza um parto mais rápido, o que previne a laceração e a necessidade de episiotomia”, acrescenta. O fortalecimento do períneo também evita a perda de urina durante a gravidez, um problema que atinge em média 40% das gestantes.
A fisioterapeuta também salienta a facilidade de se alcançar o orgasmo quando se tem consciência da região genital, aumentando o fluxo sanguíneo e a tonicidade vaginal. Logo, malhar o períneo deve estar entre as prioridades femininas no âmbito da saúde.
É hora de começar…
Iniciar a praticar ginástica íntima é bem mais fácil do que parece. E, para tal, a fisioterapeuta Carolina Barreto disponibiliza – de forma gratuita – o e-book Habilite Períneo. O programa tem duração de apenas quatro semanas e conta com exercícios básicos que podem ser realizados deitada, sentada ou de pé. Uma oportunidade para aprender a identificar e habilitar o seu assoalho pélvico e músculos íntimos, para a prática dos exercícios perineais.
Para ter acesso a todo material é só acessar o link na bio do Instagram da profissional, clicar no botão E-book Habilite Períneo e fazer o download. @carolinabarretofisio