A exposição itinerante com parte do acervo do Museu do Mar Aleixo Belov vai ancorar no Shopping Paseo a partir desta segunda-feira, 3. A mostra, que fica aberta à visitação até o dia 30 de abril, no piso L1 do Paseo, traz um pouco da história do velejador ucraniano naturalizado brasileiro Aleixo Belov, 80 anos, que já deu cinco voltas ao mundo, sendo três delas em solitário.

O feito mais recente realizado pelo comandante e sua equipe foi a travessia, a bordo do veleiro Fraternidade, pelo trecho congelado da Passagem Noroeste, considerado um dos mais difíceis da navegação mundial. A tripulação foi a primeira, com a bandeira brasileira, a completar o desafio, que teve início em fevereiro de 2022, sendo encerrada em novembro do mesmo ano, depois de percorrer 20.000 milhas náuticas.

Por este feito, Belov foi homenageado pela Marinha do Brasil, no último dia 9 de janeiro, quando o comandante completou 80 anos, com uma placa reconhecendo a façanha. O órgão militar também já havia reverenciado o comandante por ter conduzido, também em solitário, a primeira embarcação a dar uma volta ao mundo com a bandeira nacional.