O Teatro Molière da Aliança Francesa Salvador-Bahia completa 20 anos de inaugurado no próximo dia 29 de novembro. Para celebrar a data, a Aliança Francesa realiza um evento musical, para convidados, com a participação do músico Cicinho de Assis e das cantoras Claudia Cunha, Stella Maris e Paty Brandão. Haverá ainda uma exposição com peças de figurino de alguns espetáculos teatrais importantes que já passaram pelo espaço, como Os Pássaros de Copacabana (Gil Vicente Tavares), Quixeramobim (Ricardo Castro), A Prostituta Respeitosa (Márcio Meirelles), Ensaio de Casamento (Nadja Turenkko), Um Bonde Chamado Desejo (Fernando Guerreiro), O Cordel de Maria CinDRAGrela, Com o Rei na Barriga e Eu Vou Te Dar Alegria (Grupo Teca Teatro), e 5 Segundos (Alan Miranda, Daniel Arcades e Ricardo Carvalho).
A programação inclui ainda falas do diretor geral da Aliança Francesa, Christian Dejour; do presidente do Comitê da Aliança Francesa, Fernando Marinho, que também é músico e ator e vai participar do show; do vice-cônsul da França em Recife, Jérémie Faucon; do presidente da instituição à época da inauguração, Antônio Nery; e do engenheiro Vicente Antonio, responsável técnico pela desafiadora concepção estrutural do teatro no prédio histórico do casarão. Após o show, os convidados vão participar de um coquetel.
Ao longo de duas décadas, o Teatro Molière passou por várias gestões, mas sempre em sintonia com o cenário artístico local, pautando espetáculos de diversas expressões artísticas com artistas baianos. Também atraiu a presença de artistas de outros estados do Brasil, franceses, da cultura francófona e de outros países. O teatro desenvolveu ainda atividades de pensamento, apresentações de espetáculos de escolas, cursos e oficinas de teatro/música/dança, exibição de filmes, inclusive com eventos gratuitos priorizando a perspectiva de educação na formação de plateia.
Parcerias com outros eventos também fazem parte dessa trajetória, a exemplo do Festival VIVADANÇA, Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC Bahia), Festival Varilux de Cinema Francês, Festival Latino Americano de Teatro da Bahia (FILTE), e Cameratas da Orquestra Sinfônica da Bahia do Teatro Castro Alves (OSBA).