Você artista, coletivo ou grupo soteropolitano ou do Interior da Bahia que produz espetáculos infantojuvenis tem até o dia 26 de agosto para inscrever sua obra para seleção no Festival VILERÊ, um dos mais importantes e tradicionais projetos do Teatro Vila Velha, que no final do mês passado completou 60 anos de história.

Serão selecionados dois espetáculos oriundos da capital baiana e um do Interior, para quatro apresentações, que serão divididas por período no mês de outubro. As produções sediadas em Salvador receberão um cachê de 3 mil reais por sessão; e de outros municípios da Bahia o valor de 3 mil e quinhentos reais por sessão. Os proponentes precisam ter CNPJ. O Festival VILERÊ não se responsabiliza pelo pagamento de despesas relacionadas a logística (transporte, hospedagem e alimentação em viagem). O regulamento com todos os detalhes e o formulário de inscrição on-line estão disponíveis nas bios dos perfis do instagram @teatrovilavelha e no @vilere.tvv

O Festival VILERÊ foi criado em 2005 e veio sendo realizado até 2016, período em contemplou, entre plateias e artistas, uma média de 40 mil participantes. Em 2023, o Vila retoma o projeto, investindo na sua ampliação, focado na sua função primordial: montar uma programação especialmente elaborada para a celebração do mês da criança, compondo tanto uma mostra de espetáculos cujo enfoque é o teatro infantojuvenil, mas, principalmente, que busque discutir temas e linguagens contemporâneas.

A curadoria especializada será realizada em duas etapas: a primeira por profissionais que atuam na área do teatro infantojuvenil; e a segunda por um colegiado de crianças que assistirão conjuntamente aos espetáculos e poderão opinar sobre o desenho da programação, acendendo ainda mais o protagonismo da criança no festival.

Devido a reforma do Vila, em 2024 o VILERÊ irá fazer parte do movimento “o Vila Ocupa a Cidade”, no qual uma série de ações, criações e colaborações mantém são realizadas em outros teatros e espaços culturais da capital baiana.

O Vilerê foi um projeto contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022.

O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.