A partir deste sábado (26), registros de grandes momentos do teatro baiano no Teatro Vila Velha, de 1994 a 2004, serão disponibilizados para o público com o lançamento do site teatrovilavelha.com.br/memoria. Conteúdos históricos gráficos, documentais, audiovisuais e fotográficos compõem o site que faz parte do projeto Acervo Digital do Teatro Vila Velha. A iniciativa é da Companhia Teatro dos Novos, com o intuito de democratizar o acesso à história do teatro para pesquisadores e artistas que buscam conhecer, se inspirar, criar novas obras e divulgar a história do teatro brasileiro.

O site será lançado oficialmente dia 26/06, sábado, às 16h em uma live no YouTube do Vila (youtube.com.br/teatrovilavelha) que traz como tema “O acervo como fonte de criação”. A live contará com a participação do encenador e diretor artístico do Teatro Vila Velha, Marcio Meirelles e do jornalista, curador e crítico de arte, Marcelo Rezende, que também foi diretor do Museu de Arte Moderna da Bahia (2012-2015), diretor artístico da 3a Bienal da Bahia (2014) e integrante do grupo de curadores da 28a Bienal de São Paulo (2008), entre outros projetos e atividades de importante contribuição para os acervos artísticos do Brasil.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.