O velejador ucraniano Aleixo Belov, 80 anos, é o mais novo cidadão do Estado da Bahia. Ele recebeu a honraria na tarde desta quinta-feira, 30, em sessão especial na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que contou com a presença de centenas de pessoas, entre autoridades, amigos e familiares.

O escritor Joaci Góes, amigo do homenageado há mais de 60 anos, foi o orador da sessão, fazendo um relato da trajetória de Belov, que chegou à Bahia aos 6 anos com a sua família, fugindo da guerra que se alastrava na região.

Belov estava bastante emocionado durante a cerimônia e disse que o título de cidadão baiano não era esperado, mas foi uma grande alegria. “Tudo o que eu tenho eu devo à Bahia”, afirmou. Ele aproveitou a oportunidade para destacar as cinco voltas que deu ao mundo a bordo dos veleiros “Três Marias” e “Fraternidade”, e a honra de ter conduzido o primeiro barco brasileiro a fazer a passagem Noroeste.

Belov lançará em 2023 seu 10° livro. Entre outras coisas, ele aborda o interesse pelo mar, aos 16 anos, quando ganhou os primeiros óculos de mergulho. Belov concluiu seu discurso declarando o seu amor à Bahia. “Nasci na Ucrânia, mas vou morrer na Bahia”.

A proposta de concessão do título de cidadão baiano a Aleixo Belov foi do deputado Antonio Henrique Jr. (PP), em 2020, e aprovada pela Mesa Diretora da Assembleia. De acordo com o político, a iniciativa de concessão do título a Belov se deu “pelo empreendedorismo, consciência social, dedicação e amor à Bahia e o seu amor ao mar”.