Os baianos ganharam uma obra inédita com o lançamento do livro “Arilda Cardoso Sousa – Arquiteta | Paisagista | Urbanista”, que apresenta a trajetória e os principais projetos desenvolvidos ao longo de mais de 60 anos de atuação da profissional. Reconhecida por seu olhar sensível e inovador, Arilda deixou marcas profundas em Salvador e em todo o estado da Bahia, com intervenções emblemáticas como o Plano de Áreas Verdes, Praça do Campo Grande, Parque da Cidade, Parque São Bartolomeu, além da restauração de importantes edificações antigas no Rio Vermelho, incluindo o prédio que hoje abriga a academia Villa Forma e o Hotel Catharina Paraguaçu.
Em um gesto simbólico e cheio de significado, o lançamento do livro será realizado na própria Villa Forma, espaço que Arilda restaurou e que hoje é um ícone de integração entre patrimônio, natureza e vida urbana. O prédio é tombado e protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), reforçando o compromisso da arquiteta com a preservação cultural.
O livro, organizado por José Carlos Huapaya Espinoza e Alex Pajeu, reúne projetos, plantas, desenhos, depoimentos e histórias que retratam a dimensão do trabalho da profissional. A publicação conta ainda com o apoio da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba).
“Ver este livro pronto é uma emoção imensa. Para mim, para nossa família e para todos que acompanharam a trajetória de minha mãe, é muito mais do que uma publicação é a materialização do seu amor pela arquitetura, pela natureza e pelas pessoas”, celebra Carol Sousa, filha de Arilda e diretora da Academia Villa Forma. “Minha mãe sempre foi discreta, achava que não precisava ‘falar’ sobre suas obras, mas hoje sabemos o quanto era necessário registrar e compartilhar seu legado”,
complementa sua filha Sara, respondável pelo Hotel Catharina Paraguacu.
Mais do que uma homenagem, a obra se torna um registro histórico fundamental para a cidade e uma inspiração para futuras gerações de profissionais.
Credito das imagens: Vinicius Moreira