A atriz Viviane Araújo anunciou na última segunda-feira (21) nas redes sociais que está grávida de três meses. A rainha de bateria desabafou em vídeo contando sobre a expectativa que tinha de engravidar. Aos 46 anos de idade e após passar por uma fertilização in vitro, ela será mãe pela primeira vez. Nas redes sociais, logo as dúvidas e comentários sobre a gestação tardia vieram à tona, mas até que ponto a gravidez nesta fase da vida é um risco para mãe? A ginecologista e obstetra Dra. Camila Ramos (@DraCamilaRamos), referência em reprodução humana e climatério, acredita não somente que é possível ser mãe após 45 anos, como também celebra o fato da atriz ter explicado o tratamento utilizado para se chegar à gravidez.
“É muito importante que ela tenha trazido ao público sua escolha e o tratamento utilizado, ajudando a desmistificar ainda mais a gravidez acima dos 45. A gente sabe que as taxas de gestação para pacientes acima de 45 anos são eventuais. Ou seja, a taxa de sucesso geralmente é baixa. No entanto, a medicina oferece hoje inúmeros tratamentos para que as mulheres vivenciam a maternidade mesmo acima dos 40”, pontua a ginecologista Camila Ramos.
Viviane é casada desde maio de 2021 com Guilherme Militão e no anúncio da gravidez, a atriz destacou que esta foi a segunda tentativa do casal para conseguir engravidar por meio da fertilização in vitro.