O ano era 2019, e o Mosteiro de São Bento de São Paulo foi o lugar escolhido para abrigar a mostra de arquitetura e design — então realizada em edições anuais — chamada Modernos Eternos.
Era a primeira vez que um evento do setor se realizava no centro da capital paulista, dentro de um imóvel de 35 mil metros quadrados de área construída, e em pleno funcionamento (com seu colégio, faculdade, basílica e etc.), trazendo uma série de inovações, como a utilização de uma galeria do metrô para uma exposição de arte e também a possibilidade raríssima de se entrar na clausura dos monges beneditinos e visitá-la em seu trecho mais importante, onde se localiza o Quarto do Papa.
Para decorar este espaço onde o Papa se hospeda em visitas oficiais, simbolicamente o mais importante do Mosteiro e do evento, convidamos o arquiteto nordestino — de reconhecimento nacional — Wesley Lemos, que utilizou móveis históricos, peças variadas de arte e artesanato nossos, em busca da brasilidade e da ancestralidade para se unir ao mobiliário contemporâneo também brasileiro no mix&match que o evento requer, a partir de seu nome. Uma oportunidade única de se conhecer este cômodo exclusivo dentro de uma ordem religiosa católica, a qual deve ter necessariamente uma basílica em seus domínios (e não apenas uma igreja) para poder receber o Papa.
“ colocar meu talento à disposição da criação e execução do quarto do Papa, foi especial demais não apenas se tratando de profissional mas tb quesito pessoal foi emocionante travessia para mim por trouxe memórias, cura e conexão máxima com o sagrado . Existe sim Wesley Lemos antes e depois da minha passagem pelo Mosteiro de São Bento criando um espaço para um Franciscano assim
Como eu. “
Afirma Wesley Lemos
Fotos Acervo Pessoal Wesley