O mixologista baiano Júnior Queiroz não para de inovar com o seu ZAMBI BAR em Salvador (Barra). A partir deste mês, o menu de bebidas passa a contar com uma nova carta de drinks com receitas autorais e que levam o DNA da Bahia. As criações homenageiam as praias e ilhas do estado, assim como os insumos que são repletos de cores, frutas e cheiros do Nordeste.

Entre os lançamentos, destaque para o “Todos os Santos”. Feito com gin, capim santo, limão Taiti e tônica, é uma bebida leve e refrescante. Tem também o coquetel “Das Canas”, homenagem à ilha que fica localizada na Baía de Todos os Santos, na capital baiana. O drink é uma bebida cítrica, bastante aromática, feita com rum branco, licor de limão, limão Taiti, manjericão e xarope simples.

“O coquetel Das Canas leva esse nome em homenagem ao local, que é muito bonito e repleto de plantações de cana, uma planta bastante cultivada no recôncavo baiano”, afirma Junior Queiroz, que ainda lembrou do licor de limão, bebida que é a base de cachaça (oriunda da cana de açúcar) além do manjericão, encontrado com fartura na ilha, a erva nativa provoca uma refrescância natural no coquetel.

Outra bebida que merece bastante destaque na nova carta do ZAMBI Bar é a “Frades”, uma homenagem à famosa “Ilha de Frades”, hoje um bairro da grande Salvador. Com apenas seis quilômetros de comprimento, o local possui a forma de uma estrela de quinze pontas. No passado colonialista, aglomeravam escravos que não serviam momentaneamente aos “senhores” de engenho. Na ilha, os escravos moravam para se reabilitar para o retorno às atividades escravistas. Uma história triste, que hoje retrata a beleza de uma bebida feita à base de tequila, chá mate, limão e xarope simples. “A cor do coquetel é escura, também pra lembrar a negritude baiana”, finaliza Queiroz.

O menu tem 10 novos drinks e já encontram-se disponíveis no Zambi. A coquetelaria fica aberta de terça à sábado, sempre das 17h às 00h30. Mais informações e acesso a todo catálogo da casa basta acessar o perfil no instagram: @zambibar