O Living será o ambiente assinado pelo arquiteto e design sergipano Wesley Lemos na 23ª edição da Casa Cor Bahia 2017, maior evento do setor em número de visitantes fora do eixo Rio-São Paulo, que acontece de 20 de setembro a 29 de outubro no Casarão da Barra em Salvador. Participando pela 10ª vez da mostra, Wesley criou o living de 25m² pensando em um ambiente leve, suave, bonito e confortável.
“Me inspirei no dia a dia para fazer esse projeto. Hoje você quer chegar em casa e encontrar conforto e menos informação visual. Com a mídia e a internet estamos vivendo um boom de informações e as pessoas não absorvem tudo, mas querem que o universo conspire para a perfeição, porém não existe ninguém perfeito. Então minha proposta é tirar esse peso das pessoas, quero que elas entendam que não precisam ter uma casa de um programa de televisão ou de capa de revista para viver bem. A intenção é passar essa ideia do conforto sem ostentação, um ambiente sem peso, um espaço leve e agradável”, explica.
Como este ano a mostra de decoração acontece na Barra, um bairro a beira-mar, o arquiteto utilizou tons de azul em todo o ambiente. No living, o revestimento foi utilizado no lugar de papel de parede e dos espelhos. “Levamos uma pedra vulcânica bem simples para revestir a parede, criando uma identidade de simplicidade. Do lado oposto, estamos fazendo uma marcenaria diferenciada com um novo revestimento amadeirado na pegada cinza. Temos um tapete de fibra trançado bem bacana em tom azul acinzentado e o layout acontece todo em cima desse azul, como se tivesse flutuando”, detalha.
Wesley mistura em seus projetos o antigo e o novo, o clássico e o contemporâneo, o simples com o sofisticado. De acordo com o profissional, esse é o diferencial do seu projeto. No Living ele mistura mobiliário italiano com peças garimpadas em depósitos de artes e feirinhas, tudo isso misturado com arte erudita, fotografias, artes plásticas e esculturas de grandes artistas.
Pensando em praticidade e conforto, Wesley utilizou no ambiente a automação como recurso tecnológico para a iluminação, som, cortinas e para o ar-condicionado. “Queremos que o proprietário ou quem estiver recebendo, consiga resolver o que precisa com o celular, sem ter que deixar seu convidado para ir ligar um som ou melhorar a iluminação. Também pensamos na segurança da casa através da biometria instalada na porta de entrada”, conta o arquiteto.
O ponto alto do projeto é a sustentabilidade, além de ter sido uma obra limpa, sem entulhos, Wesley reaproveitou materiais originais do casarão. “Aproveitamos as portas, guarnições e rodapés. Já a madeira do piso, que é original da época da construção da casa ebanizamos, ou seja, o deixamos negro e com isso não precisamos de transporte. Quase todos nossos fornecedores estão na Barra, então nada que utilizamos na obra ultrapassou 40 quilômetros de distância, isso economiza combustível e consequentemente é menos poluição. Outra questão é que a obra foi limpa, não tivemos construção. A única coisa que fizemos foi um fechamento em alvenaria e pintura. Usamos tintas a base de água e não de solvente, para não liberar compostos voláteis para os visitantes. Com as persianas tivemos também a preocupação de usar uma tela que não fosse plástica. O melhor é que esses detalhes podem ser aplicados por qualquer pessoa em seu cotidiano”, afirma.
Caipirinha
Além do mobiliário exclusivo, o living também terá uma peça criada pelo arquiteto, o móvel-bar Caipirinha que faz parte da sua linha de produtos Luxo Tropical. O Caipirinha é todo em lâmina freijó natural, com acabamento de palha de buriti tradicional nas portas que foram delineadas com tachinhas de latão envelhecido. Os puxadores africanos dão o arremate especial a peça.
Luxo Tropical
Wesley, que tem 18 anos de profissão, desenvolve peças exclusivas de desenho autoral para seus projetos, itens que compõe a sua linha Luxo Tropical. São peças que une o antigo ao novo, o clássico ao moderno, o urbano ao litorâneo, utilizando matérias-primas naturais que evidenciam a autenticidade brasileira, tudo isso atrelado àsofisticação da alta decoração.