Como um bom filho da terra, o jornal Correio vai celebrar os 468 anos de Salvador, que acontece nesta quarta-feira (29/03), presenteando os leitores com uma edição especial que visa enaltecer a riqueza acumulada da primeira capital do Brasil, ao longo dos anos. As matérias vão explorar, a partir dos cinco sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar), as características da cidade. O calor, os sabores, os aromas, os sotaques e as cores fortes darão o tom do material.
“A proposta para esse dia é colocarmos nas ruas uma edição construída pela equipe do Correio juntamente com nossa audiência. Vamos explorar os cinco sentidos de diversas formas, sempre com uma atividade que promova integração entre a redação do jornal e o público”, explica Roberto Gazzi, diretor executivo do Correio.
Para explorar o sentido visão, o jornal irá mostrar, por meio de fotografias, o passar das horas na cidade. Os leitores poderão enviar fotos de Salvador com a localização e o horário que o registro foi feito. As melhores fotografias serão publicadas no jornal. Além disso, ao longo do dia 29, o site publicará uma galeria com as fotos enviadas pelos internautas.
Como é impossível falar de Salvador e não lembrar que a cidade é um celeiro musical e já foi reconhecida até mesmo pela Unesco como a Cidade da Música, o Correio também preparou uma playlist com músicas que enaltecem a cidade, para explorar o sentido audição.
E como falar de aniversário sem ficar ansioso pelos quitutes que são servidos na festa? Haverá espaço para explorar o paladar. Matérias destacarão pratos afetivos que são a cara de Salvador. “O jornal vai provocar os leitores, ao vivo pelo face, a responder: “Se Salvador fosse uma comida, qual seria?”, explica Linda Bezerra, editora chefe do Correio.
Mas não é só de músicas, fotos e comida que se faz uma festa. Dia de aniversário também é dia de receber abraços e apostar em atividades legais, que deixam a vida mais leve. É com essa proposta que o jornal vai trabalhar o sentido tato, convidando todos que vivem na terra dos encantos para distribuir abraços, tomar um banho de sol, sentir a grama, a areia da praia e tomar um revigorante banho de mar.
O universo olfativo de Salvador, representado pelo cheiro de maresia na orla, o aroma do dendê saindo pelas cozinhas as sextas-feiras, a alfazema dos Filhos de Gandhy no Carnaval, serão outros destaques nas páginas do jornal desta quarta-feira.
Mas os leitores não precisam esperar até o dia 29 para aproveitar a série de novidades preparadas pelo Correio. Desde sábado, através das redes sociais do jornal, eles colaboram com as reportagens, respondendo a perguntas como: “Quais são as novas expressões do baianês? ”, Quais os lugares escondidos de Salvador e Qual lugar da cidade surpreende pela beleza? O público atendeu ao chamado e respondeu com bom humor e muita criatividade.