Segundo dados divulgados pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), a busca por clareamento dental com profissionais da área vem crescendo na ordem de 30% ao ano no Brasil. “O sorriso tornou-se protagonista, é um cartão de visitas, e acredito que esta seja uma das razões pela procura crescente do tratamento”, afirma Drª Agda Rios Oliva, do CENIOR SPA Odontológico.
Oliva comemora o número crescente de pacientes, principalmente pelo fato deles estarem depositando confiança em profissionais sérios e que vão orientá-los em todo o processo. “Hoje em dia, você vai no Google e se depara com milhares de links com dicas baratas para um sorriso mais branco, promessas de resultados milagrosos, tudo isso sem acompanhamento e colocando a saúde bucal em risco”, reforça.
O tratamento, apesar de simples, exige o acompanhamento do profissional para que o resultado seja eficaz. Grande parte dos kits de clareamento dental encontrados em farmácias comuns e na internet não oferece garantia alguma e ainda abre espaço para erros. Entre os mais comuns está a dosagem errada ou uso excessivo de clareadores, resultando num sorriso nada harmônico. Outros riscos causados por técnicas caseiras de clareamento são ulceração e necrose da polpa do dente, sangramento e intoxicação.
“Vale destacar que o gel utilizado no clareamento é bastante ácido. Se não for manipulado corretamente, pode causar inflamações na gengiva e deixar os dentes sensíveis”, explica Agda, ressaltando que cada paciente é único, o que torna necessária a análise dos aspectos naturais do dente de cada um para dar início ao tratamento, mesmo que caseiro.