No carnaval do ano passado, Lia Marques presenciou pela janela uma cena de assédio contra uma mulher que curtia a festa em São Luiz do Paraitinga e percebeu que não podia mais se calar. “Nesta época do ano as pessoas perdem a noção e é preciso dar um basta. Reforçar aos homens que são as mulheres que determinam os limites e não está permitido ultrapassar essa linha”, comenta Lia.

Nascia a campanha “Apito Contra o Assédio”. Lia se uniu a outras duas amigas, Marina Gabos e Amanda Cursino, e sugeriram a outras mulheres utilizarem um apito para se protegerem contra o desrespeito, chamar a atenção e coibir assédios e exageros. “O som empodera as garotas e se transforma em escudo contra os excessos”, afirma Lia.

A ação é simples, mas bastante efetiva: O cara passou dos limites? Apita. Invadiu seu espaço sem ser convidado? Apita. Está se sentindo ameaçada? Apita também.

Como isso virou questão importante para SKOL, a marca decidiu apoiar as meninas e amplificar a ação delas pelo país. Alguns blocos receberão o #ApitoDeRespeito que serão distribuídos para os foliões junto com bexigas com mensagens incentivando o respeito na festa, como “Seu Respeito Me Deu Onda” ou “O carnaval é redondo, mas respeite meu quadrado”.

Essa conversa para SKOL acontece desde o ano passado especialmente em sua comunicação. A campanha #RespeitoIsON deu início a uma série de ações e patrocínios (inclusive da Parada LGBT de São Paulo, Rio e Belo Horizonte), que tiveram sequência com “Redondo é Sair do Seu Quadrado”, o mote do Verão Skol. Além de um convite, é também uma inspiração para as pessoas abrirem a cabeça para as diferenças, se despirem de preconceitos e, principalmente, respeitar as escolhas individuais.

“Nós fizemos um vídeo sugerindo o uso de um apito e soltamos a campanha na internet. A repercussão foi crescendo e muitas pessoas se engajaram. Quando a Skol nos procurou ficamos orgulhosas, é muito legal ter uma marca apoiando a nossa causa porque a ideia é espalhar isso pelo Brasil”, comentou Lia Marques. Florianópolis, Salvador e Recife serão as cidades contempladas.

“Há algum tempo, a SKOL vem incorporando essa mensagem de respeito, inclusão e valorização da diversidade. E estamos aprendendo muito com esse processo. Desde a Parada LGBT de São Paulo, tem sido uma jornada muito humana e que ainda irá render muito. O carnaval não poderia ficar de fora e queríamos fazer algo. Quando soubemos do projeto da Lia, Marina e Amanda, quisemos entender como participar. Junto com as meninas encontramos uma forma de começar a dar mais visibilidade à essa questão e aproveitar para incentivar todas as pessoas a se divertir com mais respeito”, comenta Maria Fernanda de Albuquerque, diretora de marketing da Skol.