Se as redes sociais e a internet hoje roubam a atenção do telespectador, é preciso reconhecer que o assunto mais frequente nessas mesmas mídias continua sendo a TV – o reality show, as séries, as novelas. As pessoas continuam gostando de ver TV como um hábito social, familiar.

 

A corrida pela criação e pela negociação de formatos de TV no mundo tem sido um verdadeiro fenômeno dos últimos anos. Executivos de canais de televisão promovem a troca imediata de programas que não funcionam por outros mais interessantes. Os canais estão o tempo todo procurando um formato “salvador” que resolva o problema da audiência. A televisão brasileira tem investido muito na importação de formatos internacionalmente consagrados. O desenvolvimento local também não ficou de fora com direito a erros e acertos por onde passam.

Pesquisas que buscam qualificar e quantificar os perfis dos telespectadores são incansavelmente elaboradas pelos canais de televisão, sempre em busca de um formato que agrade. Mas será que há uma regra para um formato dar certo? No curso o aluno discutirá essas e outras questões.

Sobre Patricia Rubano:

Patrícia Rubano é jornalista, diretora de TV, documentarista e roteirista. Atualmente é Diretora do programa Saia Justa do canal GNT e está em fase de produção do documentário Tudo é Projeto, sobre o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Passou por várias produtoras como Mixer, Bossa Nova e Contente onde dirigiu programas e séries.

No GNT dirigiu programas como GNT Fashion, Happy Hour, Vamos Combinar seu Estilo, Confissões do Apocalipse. No National Geographic Channel dirigiu a série documental Tabu. Na Warner criou e dirigiu a série Cultura Pop Brasileira.

Foi diretora de edição e roteirista do programa Casa dos Artistas (1, 2 e  3)  no SBT, Chefe de Pauta do Videoshow na TV Globo-SP e Diretora de programas especiais como Making of dos Acústicos dos Titãs, Rita Lee, Gal Costa, Ano Rock em 1998 na MTV e Chefe de Reportagem do Jornalismo da MTV de 1996 a 97.

 

unnamed-1 

 

 

Cronograma das aulas

DIA 1

APRESENTAÇÃO

INTRODUÇÃO DE CONCEITOS DO AUDIOVISUAL:

TV SERVE PRA QUÊ?

O QUE FALTA NA TV?

PROGRAMACAO SEGMENTADA X GENERICA

ON DEMAND X GRADE

AUDIÊNCIA E QUALIDADE

A TV É REFÉM DO IBOPE?

A AUDIÊNCIA

INTERATIVIDADE

TV EDUCATIVA

NETFLIX

DIA 2

FORMATOS

ROTEIRO

DIREÇÃO, PRODUÇÃO, CRIAÇÃO

DIA 3

ONDE QUEREMOS CHEGAR?

– Os alunos desenvolverão um projeto de TV obedecendo os seguintes parâmetros:

– apresentação

– formato

– recursos narrativos

– pré roteiro (espelho)