Moda, arte, cultura, empreendedorismo, capacitação profissional, transformação social e muito mais. Tudo isso reunido em um só lugar: no Armazém da Moda, do Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória, que fica no Pelourinho. Essas são algumas das propostas do projeto Bahia Revoluções Criativas, que tem continuidade, com patrocínio da ADEMI.

 

“O Armazém da Moda surgiu da dificuldade que temos de encontrar profissionais que ofereçam um processo criativo diferenciado. O nosso intuito é ensinar o passo a passo do processo de produção criativa e artesanal, para a partir disso prepararmos e formarmos verdadeiros profissionais empreendedores para o mercado. Queremos ajudar a fazer a diferença, valorizando e dando o destaque que a moda baiana merece”, explica Claudia Vaz, diretora Executiva do Instituto ACM.

 

Ao todo, são duas turmas, divididas entre mais de 90 pessoas, nos cursos gratuitos, ofertados as terças e quartas-feiras, das 14h às 17h, entre os meses de junho e novembro. Quem está responsável por conduzir as atividades é a designer baiana e facilitadora do projeto, Luciana Galeão. Ela relata que na programação estão a elaboração de um painel de referências; exercício de pesquisa para identificação de inspirações, através das expressões culturais, temas e mix de produtos; estudo de cartela de cores; análise de materiais e resíduos, além da confecção de uma coleção.

 

“A mesma metodologia que utilizo há oito anos será aplicada nos cursos, com os mesmos tópicos, porém, os conteúdos serão diferentes e irão ser adequados ao perfil de cada turma”, afirma Galeão.

 

Um dos aspectos mais interessantes é a pluralidade do público, que é composto por jornalistas, estilistas, alfaiates, designers, costureiras, dentre outros profissionais, todos atuantes no mercado da moda. Além disso, os processos criativos em moda terão foco em sustentabilidade, que é um dos pilares da indústria de moda atual”, conclui Galeão.

 

Mais informações podem ser obtidas através do site: http://www.bahiarevolucoescriativas.com.br/  e das redes sociais do projeto, no Instagram: @bahiarevolucoescriativas e na página oficial no Facebook: https://www.facebook.com/bahiarevolucoescriativas .

unnamed-3 unnamed-7 unnamed-5 unnamed-4