O Brasil tem grande potencial na área de turismo inteligente, mas é necessário investir em modernização. A constatação é feita por Graziele Vilela, da carteira de Turismo Inteligente da Unidade de Atendimento de Comércio e Serviços do Sebrae. Diante desta realidade, a instituição tem aberto possibilidades em termos de capacitação e aprimoramento para os pequenos negócios. Atualmente, há aprovados 46 projetos em 20 estados, que somam um valor estimado de R$ 30 milhões, que serão investidos ao longo de 2017 e 2018.

Os projetos propõem a implementação de um conjunto de ações, específicas para cada território. O objetivo é estimular ideias e soluções que facilitem a interação e integração do visitante antes, durante e depois de sua viagem, incrementando a qualidade de sua experiência com o destino. Para participar, os pequenos negócios interessados podem procurar o escritório do Sebrae mais próximo de sua área de atuação para receber informações e orientações”, destaca Vilela.

Participação em evento para fomentar discussão de turismo inteligente

O Sebrae é uma das instituições participantes do Fórum TurisTIC Brasil, que acontece entre os dias 17 e 18 de agosto, em Salvador. Além de ser apoiador e mediar um painel com três startups, o Sebrae terá um lounge, no qual a proposta é ser um espaço para networking e fomentar a discussão sobre os novos caminhos do turismo inteligente, dando ênfase à forma como os turistas contemporâneos se comportam no antes, durante e depois de suas viagens.

O evento, que acontecerá no Sheraton Bahia, tem como missão apresentar boas práticas aplicáveis ao processo de melhoria da competitividade dos destinos turísticos. A primeira edição reuniu cerca de 220 importantes atores do turismo nacional e internacional. O encontro deste ano na capital baiana terá na programação sete painéis, diversos palestrantes e mais de 15 horas de atividades, para um público formado essencialmente de representantes de destinos turísticos, empresas de tecnologia, entidades empresariais e governos.

Painel Startups que fazem a diferença no Turismo

Franklin Santos, Diretor de Atendimento do Sebrae-BA, será mediador de um painel que reunirá três startups que têm se destacado no cenário de inovação: Tupiniquim.com, Quanto Custa Viajar e TrackAge. O Fórum TurisTIC Brasilé realizado pela Eurecat (Centre Tecnològic de Catalunya) e pela Barcelona Media Inovação Brasil e tem entre os parceiros a Anseditur, o SEBRAE, a Secretária de Cultura e Turismo de Salvador, a Prefeitura de Salvador, Secretaria de Turismo do Estado da Bahia.