A programação começa com a Mostra Lugar de Criança é no Museu, do cartunista e designer Nildão, com mais de 40 desenhos do artista que explora a fantasia, o lúdico e o fantástico através de uma abordagem bem humorada. Especialmente montada para instigar a curiosidade infantil e impulsionar a imaginação e a criatividade da criançada, a exposição conta com diferentes ambientações e convida os pequenos a explorarem os mistérios da noite na sala, em “A Noite é Uma Criança”, onde entre estrelas e planetas, a magia noturna se revela.
Animais divertidos e fantasiosos habitam a galeria “O Bicho Vai Pegar”, com cartuns que ilustram os bichos em situações curiosas e apresentam animais nunca vistos antes: um jacaré lapiseira e um passarinho torneira. A exposição abriga também um espaço dedicado a brincadeira, onde as crianças podem desenhar, colorir e explorar jogos e curiosidades, interagindo criativamente com os cartuns.
A mostra fica aberta ao público de 3 de outubro a 29 de dezembro na sala de exposições temporárias do MAB, de terça a sexta, das 13h às 19h, aos sábado, domingos e feriados das 14h às 18h.
Em comemoração ao mês das crianças uma programação cultural especial acontece no auditório do MAB. Teatro, música e oficinas criativas animam as tardes de sábado e domingo, encantando a criançada com apresentações dos grupos Canela Fina, Viapalco, Núcleo Circo Único e Cabriola Cia de Teatro. As atividades acontecem nos dias 7, 14, 21 e 29 de outubro sempre a partir das 15h.
E durante a semana, escolas das redes públicas e privadas de ensino serão recebidas para uma visita mediada à exposição de cartuns, com atividades lúdico-pedagógicas desenvolvidas pelo núcleo educativo do Museu. As visitas ocorrem entre 14h e 17h e devem ser previamente agendadas pelo telefone: (71) 3117-6908.
Cada oficina possui um limite de vagas que serão preenchidas mediante inscrição no dia e horário do evento por ordem de chegada. Importante atentar para a classificação indicativa de cada oficina. O acesso aos espetáculos teatrais e show musical será permitido respeitando a capacidade máxima do auditório de 200 lugares.
O projeto tem a realização de Nildão Produções, Museu de Arte da Bahia e do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC). O apoio financeiro, através de seleção pública pelo edital de dinamização de espaços culturais, é da Secretaria da Cultura, da Secretaria da Fazenda e do Fundo de Cultura da Bahia, todas as instituições do Governo do Estado da Bahia.