O Grupo Odebrecht marca presença entre os apoiadores da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), que acontece de 5 a 8 de outubro no Recôncavo Baiano. A programação foi lançada hoje em encontro com a Imprensa na sede do grupo, na Paralela. Participaram do evento o responsável pela Comunicação na Odebrecht S.A, Marcelo Gentil; os organizadores da Flica, o empresário Marcus Ferreira, da Icontent e o escritor Aurélio Schommer; Mira Silva, da Fliquinha; Raíssa Martins, do projeto Livres Livros; e Gabriel Macedo e Carol de Jesus, do projeto Espaço Musical.

Este é o sexto ano consecutivo em que o Grupo apoia a Flica que, nesta edição homenageia o jornalista e poeta Rui Espinheira Filho e volta a reunir autores nacionais e estrangeiros. O Grupo Odebrecht vai participar com um conteúdo voltado para a literatura infantil desenvolvido pelo projeto Livres Livros, doar de cerca de 1.300 obras, além de promover shows musicais e uma exposição que narra a trajetória da empresa no apoio à cultura e às artes na Bahia, no Brasil e no exterior.

Para desenvolver o tema A Magia das Histórias, um charmoso e diferenciado espaço está sendo construído em Cachoeira a partir de material reciclável e será totalmente aberto ao público. No local serão desenvolvidas diversas atividades. “Será um espaço de convívio onde vamos realizar oficinas de sussurro poético e contação de histórias com Renata Fernandes, Sandra Popov e Saula Chequer”, afirma Raíssa Martins, da Livres Livros.

A programação ainda inclui a distribuição de livros do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica Clarival do Prado Valladares e de outros títulos em todas as mesas literárias da Flica. No dia 6 de outubro, sexta-feira, está prevista a apresentação da Associação dos Sambadores e Sambadeiras do Estado da Bahia. Além disso, será feita a doação da primeira minibiblioteca da Livres Livros.

No sábado (7), o destaque é um show infantil com o grupo Espaço Musical que ensina música para as crianças de forma lúdica. “Já temos 90 turmas espalhadas por Salvador”, conta Gabriel Macedo que desenvolveu uma metodologia própria para capacitar professores a promover iniciação musical com meninos e meninas.

unnamed-1