O Programa Design Dialógico: uma Estratégia para a Gestão Criativa de Território, segue com a itinerância pelos territórios da Bahia e aporta no município de Saubara, no Recôncavo Baiano, apoiando a Festa das Rendeiras, que acontece no dia 19 de novembro, a partir das 17h. O objetivo maior do evento é criar ações que contribuam para a permanência e fortalecimento da arte da renda de bilro na Bahia. A programação traz moda, exposição fotográfica e a cultura tradicional do Recôncavo.

A Festa vem ganhando espaço como um evento de salvaguarda da cultura artesanal da renda e cestaria e, nesta edição, traz o desfile de Márcia Ganem em parceria com as rendeiras de Saubara. O evento ainda contará com a participação do Samba Chula de Vovô Pedro, caretas, ternos das Flores e do Papagaio, contando como a renda de bilro se entrelaça à rica cultura do Recôncavo.

A exposição fotográfica desta edição da Festa leva a assinatura da fotógrafa Ines Grimaux, que registrou o delicado trabalho da renda de bilro e ficará em cartaz na Casa das Rendeiras. O evento também homenageia os Guardiões do Saber e, este ano, reverencia as rendeiras mais velhas da cidade e a nova geração de meninas rendeiras, formadas por Maria do Carmo Amorim. Ainda serão homenageadas as instituições parceiras, que vêm contribuindo de forma relevante para a propagação da cultura da renda no Brasil e no mundo.

A Festa das Rendeiras é um dos resultados do Programa Design Dialógico, com o apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, numa parceria entre o Instituto de Design e Inovacao – INDI, a Casa das Rendeiras e a Prefeitura de Saubara.

unnamed unnamed-1 unnamed-2