Atletas de diferentes nacionalidades já confirmaram presença no Desafio Internacional de Vertical, que começa no dia 24 (sexta-feira) e vai até o dia 26 (domingo). A rampa (half pipe), onde acontecerá a disputa, pertence ao multicampeão Sandro Dias (Mineirinho) e será montada no ginásio de esportes de Lauro de Freitas (Região Metropolitana de Salvador), localizado na rua Edvaldo Santos Leite.
Ao todo, 32 skatistas irão participar do certame. Nomes como o do hexacampeão mundial Sandro Dias (SP), o pentacampeão mundial Pedro Barros (SC), o campeão mundial Rony Gomes (SP), Carlos Felipe Niggli (SP), Ian Landi (SC), Diego Bigode(SP), do inglês Paul Luc Ronchetti e do francês Ed Damestoy farão o publico delirar com os “voos”, peculiar desta modalidade, sobre as pranchas com rodinhas.
Além destes, também confirmaram presença no Desafio Internacional de Vertical o campeão brasileiro profissional Dan Cezar(Guararema – SP), o campeão brasileiro pro máster Cris Mateus (SP), o bicampeão brasileiro profissional Sérgio Negão (São Caetano do Sul – SP), Lécio Neguinho (Santo André – SP), o recordista de aéreo nos X Games Ítalo Penarrubia (Santo André – SP), o vice-campeão mundial da Mega Rampa Edgard Vovô (São Bernardo do Campo – SP) e os gringos Alberto Monte (Peru),Jocke Olsson (Coreia do Sul), Daniel Cuervo (Rep. Dominicana) e Gonzalo Rodrigues (Argentina).
A pista, em formato de “U”, tem 21 metros de comprimento, quatro de altura, inclinação de 60 graus e bordas (coping) de ferro. O half tem formato modular com placas de skatelite e foi importado da Hungria, em março de 2013. Toda a estrutura é feita de ferro e alumínio e o detalhe mais curioso é que o half foi montado em cima de macacos, para deixar tudo no mesmo nível. Acontecerão três dias de competição (entre 24 e 26), mas os treinos livres oficiais acontecem nos dias 21, 22 e 23.
O Desafio Internacional de Vertical é uma, das duas modalidades do Bahia Street Art Festival. A outra modalidade é o Street(de rua). Nesta, serão cerca de 300 atletas nas categorias mirim (7 a 13 anos), feminino (idade livre), iniciante (14 a 18 anos), amador (livre, sendo considerado o nível do atleta) e máster (livre, sendo considerado o nível do atleta) e júnior. Na ocasião, acontecerá também uma seletiva do Brasileiro Amador
Haverá premiações nas categorias: mirim, feminino, iniciante, amador e máster. Vinte e seis atletas serão premiados com medalhas, seis receberão o troféu de 1º lugar e 24 atletas de 2º e 3º lugar. Para o half pipe, além de medalhas e troféus, haverá premiação em dinheiro de $20.000,00 (vinte mil dólares) aproximadamente R$70.000,00 (setenta mil reais).