O ator Gideon Rosa retorna aos palcos baianos no espetáculo teatral “Um Vânia, de Tchekhov”, projeto da Companhia de Teatro da UFBA, sob a direção de Gil Vicente Tavares. A montagem, uma parceria com o Teatro NU, tem estreia confirmada para o dia 30 de novembro, no Palacete das Artes, às 20 horas. O espetáculo segue temporada de quinta a domingo, até o dia 10 de dezembro, com entrada franca. Em cena, Gideon tem a companhia de Alethea Novaes, Isadora Werneck, Marcelo Flores e Marcelo Praddo.

O espetáculo é uma adaptação da obra original “Tio Vânia” (1897), do dramaturgo russo Antón Tchekhov. A montagem foi concebida para homenagear o ator Gideon Rosa, artista que tem no seu currículo atuações memoráveis em espetáculos da Companhia de Teatro da UFBA, que lhe renderam prêmios e o reconhecimento de público e crítica. O projeto coloca em cena os cinco personagens centrais da trama e traz o público para dentro da ação, abrindo mão da “quarta parede”. Essas características farão dessa uma versão mais dinâmica e sintética de Tchekhov.

Para Gideon Rosa, voltar a atuar nesta montagem tem um gosto especial. Primeiro, por estar rodeado de amigos. Depois, por voltar à cena em um Tchekhov, um autor que esmiúça em profundidade as relações entre as pessoas, segundo as palavras do próprio ator. “Voltar à cena é um ato de generosidade coletivo sob a iniciativa de Gil Vicente. Em condições normais jamais esperei ter novamente a emoção de estar em cena. Estou trêmulo e inseguro, como se fosse a primeira estreia. Eu sou muito grato a todos pela oportunidade e tolerância”.

O espetáculo é uma realização da Escola de Teatro da UFBA em parceria com o Teatro NU e tem apoio financeiro da Pró-Reitoria de Extensão. O espetáculo tem concepção geral de Gil Vicente Tavares; luz de Eduardo Tudella; figurino de Miguel Carvalho e Anna Oliveira; e produção executiva de Ana Paula Prado, da Ai! Peroca Produções.

unnamed-1