O primeiro disco da carreira solo de Ronei Jorge, já batizado de “Entrevista”, será finalizado com apoio de seu público. O cantor e compositor baiano lança nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, em show na Tropos, às 22h, a campanha de financiamento coletivo que vai viabilizar os arremates deste trabalho. A apresentação, ao lado de Aline Falcão (voz e teclado), Ian Cardoso (guitarra), Mauricio Pedrão (bateria), Taciano Vasconcellos (baixo) e Luisa Muricy (voz), é no esquema de “pague quanto puder”.

 

O álbum teve sua gravação contemplada pelo Edital Setorial de Música 2016, tendo apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia. A seleção no certame, realizado há dois anos, se deu em lista de suplência efetivada ao final de 2017, o que defasou alguns custos propostos. A captação de recursos por crowdfunding ainda vai permitir a inclusão de ações que sobrepõem a gravação em si, como um sólido projeto de lançamento. O canal de adesão à campanha será ativado no próprio dia 23 e será acessível pelo domínio www.roneijorge.com, incluindo recompensas que vão desde links de download antecipado, passando pelo próprio disco, camisa e ingressos, até chegar à possibilidade de aquisição de um show.

 

Com suas canções já gravadas no Estúdio Casa das Máquinas, em Salvador, “Entrevista” tem produção musical de Pedro Sá, mesmo de “Frascos Comprimidos Compressas” (2009), segundo e último CD da banda Ronei Jorge e Os Ladrões de Bicicleta (2003-2010). A sonoridade, oscilante entre vigor e sutileza, subversão e encantamento, explora facetas diversas da música popular brasileira, criando uma obra de assinatura marcante. Se evidenciam os vocais femininos de Aline Falcão e Carla Suzart, que dividem protagonismo com a voz de Ronei, lembrando uma atmosfera de conjuntos da década de 1970. Tradições e atualidades convivem na originalidade do artista, com mais de 20 anos de estrada, um dos mais respeitados nomes da música pop contemporânea da Bahia.