Entre os dias 7 e 11 de março, cerca de 500 dos melhores e mais brilhantes alunos e professores visitantes oriundos de 16 escolas internacionais do Brasil e Argentina se reunirão na Costa do Sauípe, a 75 km de Salvador, para debater algumas das questões globais mais urgentes. O tema principal da 16ª edição do evento – “Unidos frente ao conflito” – trata do poder da unidade e do impacto do coletivo em tempos de crise e terá como palestrante convidada Claudia Costin, professora de Harvard, ex-Diretora Sênior de Educação do World Bank Group e ex-Secretária de Educação da cidade do Rio de Janeiro. A Escola Pan Americana da Bahia é a anfitriã do evento desde a sua 1° edição.
Durante toda a programação, os participantes assumem o papel de diplomatas representando uma nação ou ONG em sessão simulada de um comitê das Nações Unidas, como o Conselho de Segurança, o Conselho de Direitos Humanos ou o Comitê de Economia e Questões Sociais. Em cada comitê, serão discutidos temas como a disputa territorial na região da Caxemira, o confronto no Mar do Sul da China, medidas para lidar com o conflito curdo-turco e ainda a situação dos direitos humanos nos territórios ocupados da Palestina, dentre muitos outros tópicos relevantes.
Enquanto membros de delegações de vários países, os alunos pesquisam sobre a região, costumes, cultura, crenças, assumem funções diplomáticas, elaboram documentos declarando sua posição, debatem, deliberam e, então, criam resoluções propondo soluções para os problemas mundiais. Comumente, os participantes considerados pelos líderes como aqueles que mais contribuíram recebem premiações como o ‘Prêmio de Melhor Delegação’.