Começou nesta terça-feira, no piso L2 do Shopping Bela Vista, a Semana do Coração. Pessoas que passarem pelo local poderão receber orientações e dicas valiosas para prevenir doenças cardíacas. A ação é uma iniciativa do Hospital Sagrada Família e reúne a participação de um time de especialistas, como cardiologista, nutricionista, educador físico e psicólogo. O objetivo é alertar para os cuidados que requer a saúde sobre esse assunto e chamar atenção para os riscos da hipertensão arterial.
Cerca de 50 pessoas já passaram pela loja nessa manhã. Quem esteve por lá gostou do resultado. “Essas especialidades são difíceis de marcar. Fui muito bem atendido, dediquei um tempo para ver como está minha saúde. Parabéns pela iniciativa”, disse sr. Paulo José Ferreira de Oliveira. “Fiquei surpresa com esse atendimento no Shopping, estava precisando dessas orientações”, disse dona Lídia Maria de Melo.
As doenças do coração são as principais causas de morte no mundo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), uma pessoa morre a cada dois minutos em virtude de problemas cardíacos. Segundo o médico Adriano Chaves , cardiologista e coordenador médico do Hospital Sagrada Familia, que também participa da ação, mais de 80% das mortes prematuras causadas por doenças cardiovasculares poderiam ser evitadas. “De acordo com a organização Pan Americana de Saúde , as doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo. No ano passado, 17 milhões foram vítimas de problemas coronarianos, como ataques cardíacos e derrames. Dia 26 de abril é o dia nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial, doença maligna, que contribui direta ou indiretamente por estas mortes, além do impacto elevado na produtividade do trabalho e da renda familiar”.
O Hospital Sagrada Familia – É um hospital filantrópico, há 74 anos referência na assistência às mais diversas patologias. Localizado na Cidade Baixa, a unidade possui Centro Médico com mais de 30 especialidades, pronto atendimento obstétrico 24h para atendimento SUS e Convênio e uma moderna estrutura para cirurgias de média e alta complexidade e internamento. Seus 154 leitos realizam, mensalmente, mais de 3 mil atendimentos.