Originalmente o banheiro de uma suíte, o espaço se transformou em escritório doméstico, através das mãos da arquiteta. E foi pensando neste parceiro de vida e alma que o projeto floresceu. “Imaginei este homem maduro, culto e contemporâneo, apreciador e atualizado com os caminhos do design e da arte”, explica. Melita lançou mão de materiais fortes como a madeira, o couro e o concreto, elaborado na obra em revestimento de parede de 2cm. Dentre as peças poderosas do ambiente, estão a Mesa BYO, da Cinex, de alumínio e vidro laranja, a poltrona de couro metalizado da Natuzzi, e uma coluna de madeira do séc. XVII, de Caloula Filho Antiguidades, que também forneceu uma série de peças antigas, inclusive os relógios.
Dentre os parceiros da arquiteta estão a Transparence Vidros, cujos vidros fizeram toda a diferença na transformação do espaço desse home office com características de varanda. A Home Design cedeu a cadeira de trabalho, mesas laterais e o revisteiro; a Pavimenti, o piso de porcelanato e os painéis de madeira da OCA – material sustentável, feito de madeira de eucalipto -, elaborados e transformados pela marcenaria Conceito House Interiores para a caixa de fachada, elemento de destaque arquitetônico que abre o espaço para o exterior. É também da Conceito House toda a marcenaria do ambiente armários, painéis e os brises móveis, revestidos pela Couro Bahia, com o couro sola, produzido a partir do reaproveitamento do couro natural, resíduos e aparas.
Além destes elementos sustentáveis, para a iluminação a arquiteta ainda utilizou a tecnologia L.E.D., traduzida em fitas, iluminação de efeito e luminárias especiais da ArqLuz Iluminação. As obras de arte foram especialmente pinçadas para o ambiente. As telas, fotos e esculturas são da Rita Câmara Galeria, e uma foto de Xico Diniz também ganhou destaque no ambiente. O tapete, que sugere aconchego e bem estar, é da Tríade, da linha Paris da Santa Monica. A fonte escultórica da ceramista Dulce Cardoso remete ao doce ruído da água, elemento essencial para o relax e bem estar da mente.
Há 13 anos sem participar de grandes mostras de decoração, Amélia – que atua no segmento há 40 anos –, foi conquistada pela proposta da Casas Conceito desde que assistiu à apresentação da empresária Andrea Velame, organizadora da mostra. “Achei a proposta muito adequada e promissora, pois fará o publico, de maneira geral, sentir que ‘arquitetura’ e ‘produtos de revista’ que parecem inacessíveis podem ser consumidos e absorvidos por qualquer um, guardadas as prioridades financeiras pessoais”, justifica.