Nara Dourado é uma das adolescentes que vão participar do 7º Baile Sonho de Menina, que acontece neste domingo, 26, no Cerimonial Rainha Leonor – Pupileira, a partir das 18h. O evento é uma festa de debutantes para 15 meninas, com direito a tudo o que sempre sonharam e nunca puderam ter: dia de princesa no salão de beleza, vestido de baile, passeio de limusine, valsa com um príncipe, fotógrafos, banda e muito mais. Tudo isso com a presença da família e de amigos. As jovens escolhidas são atendidas na Santa Casa da Bahia e em outras instituições de Salvador, como o Grupo de Apoio à Criança com Câncer da Bahia (GACC-BA).
Moradora da cidade de Ibititá, Nara Dourado passou por diversas sessões de quimioterapia, durante dois longos anos, para combater uma leucemia. Atualmente em fase de remissão da doença, a menina, que completará 15 anos no dia 28 de outubro, aguarda ansiosa o Baile Sonho de Menina no próximo domingo. “Eu espero que seja um momento de muita diversão e alegria, pois é a realização de um sonho. Acho que uma festa de 15 anos é o sonho de toda menina, não é?”, ela indaga animada.
Todo o tratamento de Nara, agora em fase de acompanhamento a cada dois meses, é feito no Hospital Santa Izabel, da Santa Casa da Bahia. Quando está na capital baiana, a menina, acompanhada da mãe, fica hospedada na Casa de Saúde Solange Fraga. A unidade, que também compõe o ciclo assistencial da Santa Casa, acolhe crianças e adolescentes do interior da Bahia em tratamento de câncer ou cardiopatia no Santa Izabel e que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica. No local, os pacientes têm acesso a medicamentos prescritos, seis refeições diárias, transporte, acompanhamento escolar e psicológico.
O Sonho de Menina é criação da empresária do ramo de eventos e especialista em festas de debutantes, Rita Torquato. “Certa vez, uma garota que trabalhava como flanelinha entrou em um evento em que eu estava presente e seus olhos brilhavam cada vez que ela olhava para o salão decorado. Estava encantada! Aquilo mexeu muito comigo, pensei em todas as meninas que sonham em debutar com uma festa, mas não têm condições financeiras. Naquele momento uma semente foi plantada em meu coração e o projeto surgiu”, relata Rita.
Para a promoção do Baile Sonho de Menina, ela conta com o apoio de diversos parceiros, profissionais do mercado de festas, que atuam como voluntários para a realização do evento. As garotas contempladas nesta edição completam 15 anos em 2018. Entre as surpresas da festa está a participação de um príncipe, cujo nome será revelado somente no dia.