Tema presente na pauta das grandes cidades brasileiras, a Mobilidade Urbana é uma preocupação constante dos governantes e também do cidadão. Para discutir como é possível encontrar soluções para um deslocamento mais eficaz e sustentável nos centros urbanos, o Colégio Miró promove, nesta quarta-feira (12/09), um bate-papo sobre o assunto. O debate faz parte do Conversa em Dia, um dos eixos do Projeto Miró em Movimento e terá como convidadas Ana Cláudia Sousa, engenheira civil que atua na área de Mobilidade Urbana e Letícia Rêgo, arquiteta e urbanista.

 

A proposta é despertar a reflexão da comunidade para o tema que afeta a  maneira como nos locomovemos e compreender os fatores que influenciam na organização das cidades e na mobilidade. Sabemos que 30 quilômetros de metrô ainda é pouco, mas a transformação da cidade nos últimos cinco anos é uma realidade. Para Ana Claudia Sousa, o desafio agora é a integração com os outros transportes e a população se adaptar ao novo modal. “É preciso quebrar esse paradigma, o medo do novo, da mudança e usufruir a transformação da cidade, que vem para facilitar a vida das pessoas”, considera a engenheira.

 

A mobilidade urbana abrange ainda a ciclovia, a caminhada do pedestre e como o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Salvador reflete as transformações da cidade de Salvador. Para Letícia Rêgo, a mobilidade aborda a questão de que a cidade é nossa, de que precisamos sair de dentro dos condomínios fechados porque não podemos andar sem carro. “É necessário pensar a forma de como a gente se posiciona em relação ao que é nosso. A população precisa repensar o conceito de cidade. Mobilidade é uma das alternativas para a gente utilizar o que é nosso”, avalia a arquiteta e urbanista.

 

O bate-papo será realizado no auditório do Colégio Miró. A inscrição é gratuita  e pode ser feita através do www.sympla.com.br