O maior evento de Kyudô do Brasil acontece pela primeira vez em Salvador entre os dias 15 e 18 de novembro no SESC Piatã. Trata-se do 5º Seminário Brasileiro de Kyudo, arte marcial de arco e flecha japonês. Um Seminário completamente prático, que apresentará a realização da arte marcial em todos os dias e contará com uma competição no último dia. Para participar do seminário os interessados devem entrar em contato através do e-mail: bahiakyudokai@gmail.com. As atividades do domingo são abertas ao público.

 

Esse ano, o Brasil comemora 110 anos de Imigração Japonesa e, no Japão, 2018 está sendo celebrado como o ano do Kyudo. Kyudo significa “Caminho do Arco” e é uma das artes marciais mais antigas e tradicionais do Japão, sendo praticada há muitos séculos. No Kyudo estão envolvidos também aspectos filosóficos, pois, sendo um “Caminho”, sua prática envolve também valores e preceitos, além da técnica do tiro. O princípio básico do Kyudo, é o Shi Zen Bi, isto é “a Verdade, a Bondade e a Beleza”. O Kyudo se difundiu mais pelo mundo depois da fundação da ANKF (All Nippon Kyudo Federation) na década de 50, em países como França, Rússia, Estados Unidos e Argentina.

 

Aqui no Brasil, em 2008, foi fundado a BKK (Brasil Kyudo Kai) no Rio de Janeiro pela Sensei Elisa Correa, 4º dan de Kyudo pela ANKF. Além de diversas unidades no Brasil, Sensei Elisa também orientou a abertura de Kyudojos no Paraguai e no Chile. Hoje nosso país conta com 11 unidades: Rio de Janeiro, Teresópolis, Brasília, São Paulo, Campinas, João Pessoa, Ponta Grossa, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador e Manaus. Este evento bianual acontecerá, portanto, aqui em Salvador, reunindo os maiores praticantes brasileiros desta arte marcial milenar, além de convidados de toda a América Latina.