Reconhecido internacionalmente como “artista dos orixás”, o artista plástico baiano Ed Ribeiro entra em exposição no próximo dia 21 de novembro, a partir das 19h, no ME Ateliê da Fotografia – Santo Antônio Além do Carmo.
Utilizando-se de uma técnica própria e inovadora com “derramamento de tintas”, Ed constrói sua arte explorando telas em branco, dando-as formas e movimentos por meio de uma arte vibrante, única e cheia e vida.
Entendendo com profundidade e sensibilidade as religiões de matriz africana e o sincretismo religioso do povo brasileiro, o artista tem a valorização da cultura local como identidade reconhecida em diversos países, a exemplo dos EUA, França, Alemanha, Canadá, Itália, Espanha.
Com merecida trajetória de sucesso, Ed Ribeiro foi o primeiro baiano a ser laureado pela Academie Arts Sciences e Lettres de Paris, e já teve suas obras expostas no Museu do Louvre – Paris, além de Nova York, Espanha, Holanda, Suíça, Portugal, Alemanha e é claro, Brasil.
Chegando ao Santo Antônio Além do Carmo, o artista plástico traz entre os dias 21 de novembro e 10 de dezembro, aberto ao público, um conjunto com 6 obras em tamanho 192 cm x 91 cm, proporcionando para baianos e turistas um despertar sensorial para as artes plásticas e para a ousadia técnica do artista.
“Essa exposição começou de uma energia e uma sensação de agradecimento que tenho com os orixás. Posso afirmar que não escolhi ser pintor, eu fui escolhido para isso e tenho o sentimento de que preciso agradecer a quem me deu esse dom os pintando e homenageando”, afirma Ed Ribeiro.
Com vernissage para artistas, imprensa, amigos e convidados no próximo dia 21, a partir das 19h, a mostra estará aberta à visitação de sexta a domingo, das 15h às 20h, com opção de visitas guiadas para grupos, e entrada franca.
“Eu sinto que a energia presente no ME Ateliê da Fotografia enaltece a exposição “UNIVERSO dos ORIXÁS”, numa certeza mútua de bons encontros e um grande evento”, conclui Ed.