Misturar música popular com erudita. Pagode com sinfonia. Quebradeira com uma harmonia plural e diversificada. Esta é a Sanbone Pagode Orquestra, que lança, em versão digital, seu primeiro álbum, “Sinfonias de Pagode”, domingo (13), às 19h, no Espaço Cultural da Barroquinha, com participação do cantor Zé Honório, um dos pioneiros da Axé Music.
Gravado e mixado por Richard Meyer no Estúdio Massa Sonora, em Salvador (BA), e masterizado por Jim Fox e Mike Caplan, no estúdio Lion & Fox, em Washington DC, Estados Unidos, “Sinfonias de Pagode” traz oito composições do multi-instrumentista, compositor e maestro Hugo Sanbone, idealizador da Orquestra, sempre apostando na conciliação das claves (matrizes rítmicas) do pagode com criações melódicas e harmônicas no campo da música erudita. “Quem quiser dançar, dá pra dançar e, quem quiser, dá pra contemplar, porque a erudição da nossa música também chama pra isso. É uma intervenção sociocultural, porque a música tem o poder de criar um novo panorama e novas perspectivas”, destacou.
O single “Profundo Oceano Azul”, faixa que está no disco e tem a participação do trompetista luso-brasileiro Gileno Santana, já pode ser ouvido no site da Orquestra: www.sanbone.com.br.
Idealizada em 2007, a Sanbone propõe uma investigação estética do pagode. “Como o pagode é muito depreciado, principalmente por conta da temática e letras que tratam de gênero, sexualidade e violência muitas vezes de maneira negativa, criou-se um inconsciente coletivo de que pagode é ruim e a música é tão somente um veículo de comunicação para dissipar essa mensagem. A minha proposta é, justamente, trazer à tona a parte musical do pagode, suas características polirítmicas, polifônicas, o que tem de bom e o que se pode fazer de rico dentro desse universo”, afirmou Hugo, que foi um dos fundadores da Orkestra Rumpillezz e já tocou ao lado de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Maestro Zeca Freitas, Jau, Edson Gomes, Harmonia do Samba e Psirico.
O disco, cuja direção musical é do próprio Sanbone, foi financiado com recursos do edital Gregórios, da Fundação Gregório de Mattos – FGM, Prefeitura de Salvador. Após o lançamento, estará disponível nas plataformas Spotify, Deezer, Google Play, iTunes e Apple Music.