Um macacão, com estampas feitas em pathwork, produzido com embalagens de biscoitos e salgadinhos será vestido pelo artista Tio Paulinho durante seu desfile carnavalesco no Bloco Happy, no Sábado de Carnaval, 2 de março, no circuito Barra-Ondina. Esta será a primeira vez que o personagem infantil usará uma roupa diferente da sua coleção de macacões coloridos, em cores primárias, que é sua marca registrada. A mudança é por uma boa causa: Tio Paulinho quer reforçar entre a garotada a importância da preservação da natureza e cuidado com o descarte de resíduos no meio ambiente.
“Nós precisamos, cada vez mais, respeitar o meio ambiente. Esta é uma ação educativa que reforça a importância quanto ao reaproveitamento de materiais de reuso e ao descarte adequado do lixo que é gerado diariamente em nossas diversas atividades. O Bloco Happy faz um desfile à beira mar, para as famílias. Por isso, este ano estamos com o tema “Viva a Natureza” por entender que esta preocupação é de todos, inclusive de nós, artistas”, disse Tio Paulinho.
A estilista Luciana Galeão está criando uma estampa lúdica, com o traço infantil e representações típicas da primeira infância, como corações, flores e galhos de árvores. As aplicações no figurino serão feitas manualmente com resíduos metálicos de embalagens de Biscoitos Treloso e Salgadinhos Ok, patrocinadores do Happy. “Através da roupa, queremos despertar nas famílias que atividades lúdicas e recreativas podem ser feitas com material de reuso, diminuindo o impacto ambiental. Não é só uma roupa: é um projeto que envolve moda e sustentabilidade”, explica Luciana, que já vestiu artistas como Saulo e Margareth Menezes e que, pela primeira vez, faz um figurino especial para um personagem infantil. A estilista baiana é muito conhecida por suas produções de moda à base de materiais de reuso como lonas, uniformes e garrafas pet.