Dia 08 de março é, como todos sabem, o Dia Internacional da Mulher. Esse dia tão emblemático foi também escolhido para o início de um projeto que propõe dar protagonismo e visibilidade às mulheres para além do mês de março. Assim, nasceu há um ano a Seja Extraordinária, primeiro site jornalístico baiano voltado para a mulher.
Rubian Melo é a idealizadora do projeto e foi quem decidiu juntar mais duas amigas também jornalistas e um web designer – único homem que compõe a equipe – e botar a mão na massa. “A Seja Extraordinária surgiu da necessidade de ver mulheres reais sendo protagonistas em todas as áreas de atuação. De saber que existem muitas mulheres com histórias interessantes que não são conhecidas e nem mesmo essas mulheres se veem como figuras interessantes. Queremos mostrar a força dessas histórias, a importância dessas mulheres reais e plurais na sociedade”.
De acordo com uma das co-fundadoras do site, a jornalista Natália Carneiro, a Seja Extraordinária tem como prioridade dar visibilidade às histórias, projetos e vivências femininas, especialmente da mulher baiana. “A Seja Extraordinária tem o objetivo de informar para transformar, pois acreditamos que, quanto mais informação e vivências são compartilhadas, mais as mulheres se fortalecem e se munem no combate às opressões, preconceitos e violências, que temos encontrado na sociedade”. Mas, se engana quem pensa que o conteúdo produzido é destinado exclusivamente para as mulheres. “Também temos como objetivo atingir homens, pois a desconstrução dos padrões e violências que vivemos hoje também precisa da participação do gênero masculino”, completa.
Após um ano de trabalho, o site passa por uma reformulação para atender ainda mais à sua proposta inicial, que é de dar vez, voz e cara a o maior número de mulheres reais possível. O web designer Rodrigo Santana é o responsável pela criação e também mudança do layout do site, que está de cara nova. “A ideia dessa nova abordagem do site é categorizar melhor a informação e que tenha uma leitura de forma mais fluida, assim possibilitando transitar melhor entre os conteúdos”, explica. No conteúdo disponível no site, é possível encontrar reportagens, perfis, colunas, ilustrações, vídeos, fotografia e séries especiais em diversas áreas.
Há cinco meses participando do projeto, a relações públicas Jéssica Nunes reforça o time de colaboradoras, que possui na equipe cinco colunistas de diversas áreas. A RP desenvolve atividades diretamente ligadas ao público. “O público da Extra é majoritariamente formado por mulheres que vivenciam ambientes politizados, mas ficamos muito felizes quando vemos novas pessoas chegando nas nossas redes e interagindo de forma a aprender novos termos, conhecer novas histórias e contando as suas próprias. A Extra é isso: é troca, é aprendizado, é interação. Sou muito feliz em fazer parte da equipe e colaborar para o crescimento de um projeto tão bonito e importante, ainda mais diante do cenário que vivemos em nosso país”, revela.
Wynne Carvalho, jornalista e também co-fundadora do projeto, faz um balanço do primeiro ano de atividades. “Em um ano de Extraordinárias nossa equipe se superou em diversos aspectos. Fizemos matérias especiais, perfis, conhecemos e contamos histórias diversas, falamos sobre temas variados que passeiam do cinema à saúde. Tivemos colaborações espontâneas e também de nossas colunistas, que desempenham um papel fundamental para o nosso crescimento. Agora estamos com ainda mais gás para caminhar, cheias de ideias e movidas pelo sentimento de que, juntas, podemos sempre mais”.