Os baianos formam, sobretudo, um povo de muita fé, fato mais que comprovado pela grandeza das festas populares e a quantidade de templos religiosos em sua capital. E esta característica tão peculiar não passou despercebida pelos olhos do artista plástico Elano Passos, curador da mostra “Arte no Ar”, em cartaz no Aeroporto Salvador com a temática “Bahia”.

Quatro dos quase 30 painéis expostos no Terminal de Passageiros são dedicados à religiosidade do povo da Bahia: um a Oxalá, outro a Irmã Dulce, um terceiro a São Jorge e mais um a Nossa Senhora Aparecida. “Criar uma parede com o tema fé envolveu muita emoção, não apenas da minha parte, mas também das pessoas que passavam pelo Aeroporto. Fiquei muito feliz por cada palavra que recebi, cada foto que tirei e com cada conversa que tive. Já dizia Gilberto Gil: ‘Andar com fé eu vou, que a fé não costuma faiá’”, pontuou o artista.

A obra em homenagem ao “Anjo Bom da Bahia” é a primeira de uma série que Elano Passos está produzindo em homenagem a Irmã Dulce, primeira beata nascida na Bahia. Ao final da exposição, em novembro de 2019, a tela será doada para as Obras Sociais que levam o seu nome, no Largo de Roma.