Uma das obras mais antigas da civilização ocidental será debatida e analisada em aula aberta que acontece no mais antigo museu da Bahia e um dos dez primeiros fundados no Brasil. Trata-se da obra Odisseia: A Jornada do Herói, existente há quase três mil anos, com encontro na biblioteca do Museu de Arte da Bahia (MAB) – Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, em Salvador. A condução fica por conta da professora titular de filosofia da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Nancy Mangabeira, a ser realizada no dia 24 de julho (quinta-feira), das 17h às 19h, com entrada gratuita.

“A Odisseia de Homero é uma obra-prima da literatura ocidental. Este grande poema que provém do acervo mítico do povo grego constitui, junto com a Ilíada, a matriz do pensamento ocidental, retomada e renovada ao longo de um percurso de quase três mil anos. A proposta é mostrar como esta obra pode nos dar indícios para pensar o percurso do ser humano em sua busca de compreender a vida e a si mesmo”, explica Nancy.

A palestra marca o lançamento do curso de aprofundamento acerca da obra e será ministrado pela professora sempre às terças-feiras de agosto e setembro deste ano, inaugurando o novo espaço de convivência Casa do Ser, da Via Press Comunicação, localizado à Rua Alagoinhas, 303, no Rio Vermelho. Voltado para propostas de aprendizado e troca, a Casinha da Via, como também é chamada, deve abrigar palestras, rodas de conversa, vivências, encontros, entre outras experiências.