Neste sábado, dia 10, o Projeto TAMAR da Praia do Forte, comemora a chegada das tartarugas que a partir de setembro colocam seus ovos nas praias do litoral brasileiro. A partir das 20 horas, Marcos Clement, acompanhado da banda Arapuka, apresentam o espetáculo musical Contando Raul Seixas – Músicas e Histórias do Maluco Beleza. O show será uma atração da Serenata no Tamar que a cada semana traz aos palcos da sede na Praia do Forte uma nova atração musical.
Este dia também será muito especial para a equipe do Projeto TAMAR, pois antes do espetáculo, o público poderá acompanhar a soltura de uma tartaruga marinha reabilitada. A tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta) foi trazida por pescadores que a encontraram em Salvador-BA, presa a uma rede de pesca. Muito machucada, passou por um tratamento durante dois meses e meio no TAMAR, e agora vai voltar para o mar às 17h, na praia ao lado do Centro de Visitantes. A ação pode ser acompanhada gratuitamente pelo público.
Contando Raul Seixas – O musical tem a participação de um artista que fez parte da história de Raul Seixas, o cantor e compositor Wilson Aragão, autor da música Capim Guiné, em parceria com Raulzito, que conta diversos causos sobre suas vivências com o maluco beleza. O espetáculo foi apresentado ao público baiano em três temporadas no Teatro Eva Herz e no Teatro Módulo e reuniu famílias inteiras, desde os avós, pais e netos, com ingressos esgotados em todas as apresentações.
Marcos Clement interpreta Raul desde 2002, e já de apresentou no Parque da Cidade, Praça Municipal e Pelourinho. É considerado um dos melhores intérpretes da obra do rokeiro na atualidade. Sua banda Arapuka está na estrada desde 2004, trabalhando para difundir a obra imortal do artista.
Projeto Tamar:
O Projeto Tamar é uma soma de esforços entre a Fundação Pró-Tamar e o Centro Tamar/ICMBio. Trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção: tartaruga-cabeçuda (Caretta caretta), tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata), tartaruga-verde (Chelonia mydas), tartaruga-oliva (Lepidochelys olivacea) e tartaruga-de-couro (Dermochelys coriacea). Protege cerca de 1.100 quilômetros de praias e está presente em 25 localidades, em áreas de alimentação, desova, crescimento e descanso das tartarugas marinhas, no litoral e ilhas oceânicas dos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Catarina. Reconhecido internacionalmente como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha do mundo, seu trabalho socioambiental, desenvolvido com as comunidades costeiras, serve de modelo para outros países. O Projeto Tamar tem o patrocínio oficial da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, o apoio do Bradesco Capitalização, e nos nove estados brasileiros onde atua recebe diversos apoios locais.