A praça do Terreiro de Jesus – Pelourinho foi transformada em passarela por onde 65 modelos usando as criações de 45 marcas baianas desfilaram durante a 5ª edição do maior evento de moda negra do Brasil, o Afro Fashion Day (AFD), na tarde do último sábado (30/11).

Homenageando a força e o protagonismo dos Blocos Afro, a edição 2019 recebeu a presença luxuosa do Olodum, Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Muzenza, Malê Debalê e Ilê Aiyê que, entre gritos e aplausos do público, se apresentaram ao som de muita percussão e discotecagem do DJ Telefunksoul, intercalando os seis momentos do desfile.

“Nestes cincos anos, o Afro Fashion Day se firmou como a passarela mais negra do Brasil. Palco não só de expressão da moda, através das criações das 45 marcas parceiras, como também de representatividade por meio de nossos modelos e de exaltação da identidade baiana personificada pelos blocos afro. Este espetáculo foi ressaltado pela força da comunicação do Correio e da Rede Bahia”, diz Luciana Gomes, gerente comercial do Jornal Correio.

Além da passarela

Este ano, o Afro Fashion Day começou às 14h, com o Clubinho da Tia Lalala, iniciativa comandada pela empresária e designer de moda Najara Black; e pela Feira da Sé – projeto do Instituto ACM de Ação, Cidadania e Memória. O AFD seguiu até às 19h, com desfile iniciado às 16h.

Entre os expositores da Feira, destaque para a Adorava Barrete, Asha Bio Cosmético, Aurora, Baiana Zen, Bella Oyá, Coletivo Pelô, Design, D´Sal, Ewé, Karla Issa, Majú Pratas, Malik África, Marley Cassiano, N Black, Negrif, Nice Costa Moda e Arte, O Que Eu Quiser Criações, Preta Brasil, Sonbrille, Tá Bom Pra Você, Yumpi Lumpi e Ziê.