O espetáculo “Dois pesos, Duas medidas”, dirigido por João Guisande, segue em cartaz no Teatro Sesi Rio Vermelho até 11 de fevereiro, sempre às terças-feiras, às 20h. Vale lembrar que, a apresentação do dia 28 de janeiro foi transferida para 30 de janeiro, uma quinta-feira. No palco, o ator Daniel Calibam e a atriz Fernanda Beltrão – indicada ao prêmio Braskem de Teatro, na categoria melhor atriz -, nos apresentam com humor e coragem situações cotidianas reais e imaginadas sobre o universo gordo – preconceitos sociais, guerra contra a balança, crises de ansiedade, entre outras.
Sem uma dramaturgia linear e bastante fragmentada, escrita a seis mãos, os artistas dançam num ritmo frenético, utilizando bases da palhaçaria, da tragicomédia e do grotesco para falarem dos dramas e das delicias das gorduras dessa vida. Com muita música e dança, ator e atriz exibem seus corpos, desnundam-se e trazem histórias dolorosas e engraçadas para provocarem reflexões a cerca da ansiedade gerada por uma sociedade gordofóbica.
Calibam e Beltrão trazem depoimentos e rememoram situações vivenciadas: o desfile de princesa do colégio; os comerciais cheios de tentação; exclusão e reclusão social; superação e autoestima; cirurgias e bariátricas; privações; as piadas e apelidos no ambiente familiar, estudantil e social; dietas infindáveis; a não conquista de personagens emblemáticos no Teatro – Hamlet, Romeu, Julieta, entre outros.
Com poucos elementos cênicos, nenhum cenário e muita dança, “Dois Pesos, Duas Medidas” tem direção de movimento e assistência de direção de Mônica Nascimento. O espetáculo, repleto de músicas cantadas ao vivo, tem direção musical de Luciano Salvador Bahia. Já a iluminação é de Alisson de Sá e o figurino é uma criação coletiva de Guilherme Hunder e Fernanda Beltrão.