Preocupado com uma explosão de casos relacionados a transtornos emocionais como: ansiedade, depressão e insônia, principalmente após o isolamento imposto à sociedade, devido à pandemia do Coronavírus. O psiquiatra, neurocientista e pesquisador, Dr. Pablo Vinicius desenvolveu um projeto gratuito e virtual que tem como objetivo ouvir e ajudar pessoas em sofrimento mental. “Senti que num momento tão difícil como este, pelo qual estamos passando, meu atendimento não poderia ficar restrito apenas ao consultório e meus pacientes, então pensei em alguma maneira para que mais pessoas pudessem ser ouvidas e ajudadas ao mesmo tempo o “No Divã” nasceu dessa vontade, conta o profissional.
O “No Divã” é um encontro entre médico e pacientes que acontece no Instagram, desde o mês de abril com média de 100 pessoas a cada episódio. Durante uma hora, no formato de lives, o especialista apresenta casos clínicos para gerar identificação aos participantes. Através de um debate com perguntas, respostas e interação constante com os internautas. O psiquiatra ensina sobre transtornos emocionais, dá dicas de saúde mental, ouve, acalenta, estimula, orienta e motiva seus seguidores.
“O tema saúde mental ainda é repleto de preconceitos. Ao falar abertamente desmistificamos o assunto. De forma leve e bem humorada, consigo levar consciência e conhecimento para todos”, explica o médico que comemora com as constantes mensagens positivas que recebe. “Muitas pessoas relatam que após participarem do projeto tiveram coragem para buscar ajuda e tratamento. Outros tiram dúvidas quanto ao uso de medicamentos. Alguns ficam mais calmos ao entenderem o que acontece com eles.”
O neurocientista lembra que um dos episódios que mais gerou envolvimento das pessoas foi com um caso clínico que abordava a Síndrome do Pânico. Ele relata que muitos se identificaram com os sintomas e com o sofrimento provocado pela doença. Várias dúvidas foram sanadas e dezenas de pessoas iniciaram seus tratamentos após aquela live.
Segundo o Dr. Pablo Vinicius, os transtornos emocionais serão maiores que a pandemia do vírus. Diante disso o profissional revela que pretende dar continuidade ao projeto mesmo após a retomada total das atividades, pois acredita que o estimulo à saúde mental vai ser cada vez mais necessário, principalmente no período pós-pandemia, que será preciso um trabalho em conjunto, para que as pessoas não adoeçam e consigam enfrentar o que está por vir e o “No Divã” tem cumprido esse papel, principalmente para aqueles que não tem acesso ou condições financeiras para os devidos tratamentos.
A participação no “No Divã” é aberta a qualquer pessoa, acima de 16 anos, homens, mulheres, jovens e idosos, basta acessar: @drpablovinicius, no Instagram, todas as segundas-feiras, às 20h. Dr. Pablo Vinicius comanda o programa ao vivo sempre disposto a ajudar.