O Angiologista e Cirurgião Vascular Rodrigo Mota participa do evento “Um olhar ampliado sobre a doação de órgãos: Setembro Verde”, nesta quinta-feira (24), às 19 horas. O assunto, pouco debatido no Brasil, tem na desinformação um aliado para a baixa adesão às doações de órgãos.

O médico, membro do NACE – Núcleo de Angiologia e Cirurgia Endovascular da Bahia, e da equipe de Transplante Renal do Hospital Ana Nery, fará parte da Mesa Redonda sobre cirurgia do transplante renal, quais as indicações e cuidados no pré e pós-operatório. O evento será realizado na plataforma Youtube no canal IFMSA Brazil UESC e direcionado a acadêmicos, profissionais da saúde e civis, já que tem como objetivo informar sobre questões normativas, éticas, procedimentais, dilemas relacionados e o que é preciso saber para ser um doador, propiciando uma abordagem ampliada do tema.

No próximo dia 27 de setembro é o Dia Nacional de Doação de Órgãos e apesar do aumento gradativo do número de doadores nos últimos anos, o quantitativo ainda permanece abaixo do esperado para contemplar a fila de espera do país. Pesquisas mostram que, diante da pandemia da Covid-19, o número de doadores voltou a diminuir.

A ação é desenvolvida pelo Comitê Permanente Local de Saúde Pública (SCOPH) da Federação em parceria com a Liga Acadêmica de Anatomia Cirúrgica da Universidade Estadual de Santa Cruz (LAAC).