Os cuidados e atenção com a saúde são necessários para qualquer pessoa, independente de sexo e idade. Neste mês, quando é celebrada a campanha Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata, a saúde do homem ganha ainda mais destaque. Isso porque é comum que muitos só busquem ajuda médica quando apresentam algum sintoma, o que dificulta o diagnóstico precoce e tratamento não somente do câncer, mas de diversas outras doenças, como explica o urologista do Itaigara Memorial, Cássio Pugas.

“Os homens culturalmente se preocupam muito menos com a sua saúde e procuram muito menos o médico do que as mulheres. Talvez, porque historicamente tenham sido criados para serem provedores da família e, por isso, tenham receio de descobrir doenças que os impeçam de cumprir essa função”, explica.

Ainda segundo o especialista, isso tem mudado por conta da ampla divulgação de informações e união de esforços da comunidade médica e órgãos de saúde para alertarem os homens sobre a importância do acompanhamento médico na prevenção de doenças. “Nos últimos anos, diversas campanhas que buscam conscientizar o público masculino sobre a necessidade do cuidado com a saúde têm se intensificado, a princípio capitaneadas pela Sociedade Brasileira de Urologia e recentemente incorporadas pelo Ministério da Saúde, como a campanha Novembro Azul”, explica.