O fechamento do comércio como medida preventiva ao avanço da COVID-19 ocasionou a retração da economia e o consequente cenário de crise para indústria, comércio e serviços no ano de 2020.
Com os setores” ensaiando” suas retomadas de formas diferentes, as políticas de incentivo fiscal e programas de preservação do emprego, a queda da massa efetiva de renda ficou em torno de 4,9%, melhor do que o cenário previsto que apresentava queda de 12,6%.
Para o empresário e Diretor Executivo da Zero4Motors, André Novais, “O período de crise impactou o nosso negócio de forma direta. Reduzimos cerca de 28% o faturamento, mesmo oferecendo o mesmo serviço de compra e venda de carros de luxo pela internet”, revela.
Segundo o Sebrae, diante de um cenário de crise, o empreendedor precisa ter a inovação como meta constante. Reconhecer cenários e oportunidades, entender a demanda da atualidade e criar maneiras para lidar com os problemas são essenciais para manter o negócio no ritmo.
Para André Novais, “É preciso manter a calma sempre e pensar em novas estratégias. O empresário precisa ser resiliente, manter o foco, reduzir os custos e pensar fora da caixa. Nessa pandemia tivemos que triplicar funções para reduzir jornada de trabalho de alguns funcionários”, destaca.
Com perspectiva de crescimento e recente cenário de estabilidade, o empresário baiano pontua alguns aprendizados oriundos da crise. “Nunca devemos colocar os ovos no mesmo cesto. Devemos nos diversificar e investir em algumas outras áreas. A gente deve sempre está atento as novidades e oportunidades. Teve gente na crise que duplicou patrimônio e teve gente que perdeu o que tinha. Para quem precisa e quer reerguer o próprio negócio, é preciso investir em inovação”, conclui.