Metade (50%) dos consumidores globais diz estar mais preocupada com o meio ambiente nos últimos seis meses, segundo um novo estudo da PwC. Os consumidores do Sudeste Asiático e do Oriente Médio lideram essa tendência. A Global Consumer Insights Pulse Survey investiga os hábitos e comportamentos de compra do consumidor e mostra como as pessoas se transformaram nos últimos seis meses em relação à consciência ecológica e à digitalização.
Compradores de Indonésia (86%), Vietnã, Filipinas (74%) e Egito (68%) lideram essa mudança de comportamento em relação ao meio ambiente. Comprar localmente também se tornou um fator-chave para impulsionar a sustentabilidade: 52% dos consumidores globais dizem estar “agindo de forma deliberada para apoiar mais negócios locais e varejistas independentes”.
A pesquisa também revela que os trabalhadores em home office têm hábitos de compra que começam a se distanciar daqueles que trabalham principalmente fora de casa.
62% dos trabalhadores em home office afirmam comprar de empresas ecologicamente conscientes e que apoiam a proteção do meio ambiente;
61% compram produtos com embalagens ecológicas ou menos embalagens; e
61% compram mais produtos biodegradáveis/ecológicos.
Em comparação:
50% das pessoas que geralmente não trabalham em casa compram de empresas ecologicamente conscientes e que apoiam a proteção do meio ambiente;
55% compram produtos com embalagens ecológicas ou menos embalagens; e
50% compram mais produtos biodegradáveis/ecológicos.
A pesquisa com 8.681 consumidores em 22 territórios também destaca que nem todas as gerações mais jovens estão se tornando mais ecologicamente conscientes. A geração dos millennials é a que se volta mais fortemente para comportamentos ecológicos. Já a Geração Z demonstra mais aspirações do que ações, sendo superada pela Geração X em termos de consciência ecológica.
“A evolução de comportamentos de consumo mais digitais e ecológicos mostra como a pandemia está mudando a equação para as indústrias de consumo. Com os jovens mais otimistas quanto ao futuro, veremos a influência desses novos comportamentos e hábitos no nosso retorno ao trabalho”, diz Sabine Durand-Hayes, líder global de Mercados de Consumo da PwC.
Carlos Coutinho, o líder no Brasil do mesmo segmento, além de ressaltar esse aspecto voltado a preocupação com os temas ecológicos ressalta que por trás disso há também uma maior preocupação com o “propósito” das marcas, como essas marcas se comunicam com o consumidor e os tocam por meio de identificação de valores na relação consumidor x marca.
“A pesquisa revela que o consumidor brasileiro acompanha a tendência mundial em relação a questões ambientais, mas que existem outros aspectos importantes quando olhamos para os números locais, como a preferência por negócios de produtores locais, por exemplo, no Brasil 44% dos consumidores preferem comprar de produtores da sua região, enquanto o percentual global é de 43%”, completa Coutinho.