Segunda edição do Afro Fashion Day comemora Dia da Consciência Negra
Projeto do jornal CORREIO leva oficinas, bate-papos, mostra fotográfica, feira e megadesfile para Centro Histórico no fim de semana
Empoderamento, identidade negra, moda, música e atividades de formação ainda mais fortes. É essa a proposta da segunda edição do Afro Fashion Day (AFD), projeto idealizado pelo CORREIO em comemoração ao 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. Este ano, o evento gratuito foi ampliado para o fim de semana: começará no sábado, 19, das 9h às 15h, com o Senac Casa Afro Fashion, no Senac Rua Chile, e continua no domingo, 20, com a exposição Visu no Pelô, na Praça da Cruz Caída.
A partir das 15h, o local receberá o lounge do Shopping da Bahia e o estande Faculdade da Cidade, além do Espaço Kids. As crianças vão poder se divertir com artes circenses (malabares, monociclo, perna de pau), pintura de rosto e dança de rua.
O ponto alto será ao pôr do sol com um desfile coletivo na Cruz Caída, com 60 modelos e 10 convidados negros como protagonistas, desfilando a moda criada por 45 marcas baianas. A cantora Larissa Luz será a mestre de cerimônia.
Outro destaque da programação é a exposição Visu no Pelô, com oito imagens de pessoas estilosas que circulam pelas ruas do Centro Histórico. A mostra a céu aberto tem curadoria de Paula Magalhães, editora do Bazar, e de Léo Amaral, produtor de moda do suplemento de domingo do CORREIO, com fotografias de Angeluci Figueiredo. A mostra ficará na entrada da Cruz Caída, dando boas-vindas ao público.
O Afro Fashion Day é uma realização do CORREIO com patrocínio do Shopping da Bahia, HapVida e Faculdade da Cidade, apoio do Senac e Eudora e apoio institucional da prefeitura de Salvador.
Moda das ruas
Com o tema O Grito das Ruas, 45 estilistas e designers baianos – 19 a mais que em 2015 – vão apresentar na passarela peças inspiradas na cultura afro-baiana. Também cresceu o número de modelos e convidados que irão desfilar os looks: serão 70, em vez dos 45 do ano passado.
“É uma vitrine para o mercado local. Muitos dos criadores vão produzir peças exclusivas com a pegada streetwear. Isso tem muito a ver com o momento que Salvador vive, em que o público jovem tem ocupado mais as praças. As pessoas que estão mais na rua e têm muito estilo”, avalia Fagner Bispo, produtor e designer de moda responsável pelos looks do desfile desde a primeira edição.
Bispo enfatiza que o projeto é importante pela afirmação da população negra e, também, “dos próprios estilistas convidados que nem sempre têm chances de mostrar suas produções em um evento de grande alcance como o Afro”. “São produtos muito conectados com tudo que está acontecendo em termo de tendências, podendo ser usados em qualquer lugar do mundo”.
Consolidação
Em sua primeira edição, o Afro Fashion Day ganhou reconhecimento internacional: o projeto ficou em segundo lugar na premiação da Associação Internacional de Mídias Noticiosas (Inma), na categoria melhor uso de um evento para construção de uma marca noticiosa, concorrendo com um veículo dos Estados Unidos e outro da Austrália. “A Bahia é o maior caldo de cultura do Brasil e o CORREIO é protagonista nessa história. É um evento que veio para ficar e certamente vai virar um ícone da cidade, como o Festival de Verão, o Réveillon, o São João”, avalia o diretor-executivo do CORREIO, Roberto Gazzi.
Convidados
Estreante em um evento de moda como mestre de cerimônia, a cantora Larissa Luz ilumina a passarela em um dos momentos mais fortes da sua carreira, em que se empodera como mulher e negra. Nesta quinta (17), ela concorre ao Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa por Território Conquistado, lançado em janeiro de 2016.
Antenada com a moda local, a cantora costuma vestir peças de Mônica Anjos, Ismael Soudam e Carol Barreto, estilistas que participam do AFD. “A moda e a arte têm muito a ver, é uma forma de pressão artística. A moda sempre ditou padrões em que o negro não se encaixava muito. Trazer isso à tona só soma ao movimento de empoderamento e fortalecimento do povo negro”, defende.
Além dos cerca de 60 modelos que desfilarão na passarela do Afro Fashion Day, Larissa Luz será anfitriã de uma série convidados. Entre eles, os cantores Ana Mametto, Lincoln Sena (da banda Duas Medidas) e Vitor Pretto, além do produtor de eventos Uran Rodrigues. A estilista Najara Black, a dançarina e princesa do Carnaval 2014 Tamires Nogueira, a modelo plus Renata Trindade e a cantora lírica Rita Braz também participam do desfile.
Bastidores
Quem vê a produção do AFD, possivelmente não tem noção sobre a quantidade de pessoas envolvidas para a realização dessa ação. É preciso planejar, organizar e realizar a contratação de equipes, ensaios fotográficos, seleção de modelos, criações visuais, montagens de estruturas e muito mais. E, nesta segunda edição, contou com o trabalho de mais de 150 pessoas em seis meses de preparação.
Segundo Fábio Góis, gerente de marketing e mídias digitais do CORREIO, um dos responsáveis pela organização do AFD, a realização de algo dessa grandeza, com expectativa de atrair três mil pessoas, é uma grande responsabilidade. “Este ano, temos essa temática urbana, que aborda a cultura afro em todas as suas vertentes, como música e moda. E nós do CORREIO trabalhamos com isso diariamente. A temática africana é essencial para a Bahia. E o jornal está sempre conectado com seus leitores e investe em eventos focados na população”.
Para o arquiteto Giuseppe Mazzoni Filho, que assina o leiaute do projeto arquitetônico do Afro Fashion Day pela segunda vez, em 2016 o evento será ainda mais ousado em decorrência do tema, O Grito das Ruas, que possibilita o uso de referências mais modernas. “Este ano, como é arte de rua, entramos com estruturas de andaimes, pista de skate e uma série de coisas da linguagem urbana”.
O arquiteto ressalta ainda que organizar um evento no Centro Histórico de Salvador, em um “local belíssimo”, como a Cruz Caída, requer muito cuidado para “não ferir ou fazer algo que entre em choque com o local”. “Somos da ciência exata com pé nas humanas. Somos como uma antena do mundo, que através de técnicas precisa traduzir conceitos”.
Senac Casa Afro Fashion
Apoiador desde a primeira edição do AFD, este ano o Senac oferece as oficinas e bate-papos do evento em sua sede da Rua Chile, no Centro Histórico. A Senac Casa Afro Fashion vai receber programação no próximo sábado, 19, a partir das 9h. Serão seis workshops e conversas gratuitos sobre temas que relacionam beleza e empoderamento da mulher negra. Interessados devem realizar pré-inscrição no site afrofashionday.com.br e chegar 30 minutos antes para confirmar a vaga.
“É uma sacada maravilhosa do CORREIO pensar esse evento que tem tudo para se fixar no calendário nacional sem ser comparado com o que acontece no Rio e em São Paulo. Ano passado, pessoas de outros estados e países viram o desfile e ficaram surpresas com as possibilidades que a gente tem de criação e que até então não tinham sido exploradas”, destaca Phaedra Brasil, consultora de Moda do Senac.
“Nossa expectativa é que as pessoas não venham só fazer as oficinas e participar dos bate-papos, mas que conheçam o Senac, visitem o Centro, que está revivendo, além de se envolverem em toda a programação”, revela Maibi Teixeira, gerente de educação profissional do Senac Rua Chile.
PROGRAMAÇÃO
Oficina de Estilização de Cabelos Afro, com Bárbara Aguiar, cabeleireira e proprietária do Yalodê Cabelos Naturais, salão especializado na estética negra. Das 9h às 11h. Capacidade: 20 pessoas (com alguma experiência)
Oficina de Automaquiagem para Pele Negra, com Regiane Ferreira, professora do Senac. Das 9h às 11h. Capacidade: 20 pessoas
Oficina de Unhas Decoradas com Motivos Étnicos, com Jacimara Oliveira, professora do Senac. Serão duas turmas das 9h às 12h e das 13h às 15h. Capacidade: 15 pessoas, cada
Bate-papo Empoderamento da Mulher Negra, com a estilista Carol Barreto, a designer Luma Nascimento, a secretária de Políticas para as Mulheres Olívia Santana e mediação de Phaedra Brasil. Das 9h às 12h. Capacidade: 25 pessoas
Dicas de Moda Trend Afro, com Madalena Negrif e Phaedra Brasil. De 14h às 15h. Capacidade: 25 pessoas
Marcas
Esse ano participam do desfile do Afro Fashion Day 45 marcas baianas, entre moda unissex, praia, turbantes, acessórios e bijuterias, além da Mersan e Melissa, que forneceram os calçados.
Dois looks serão assinados por estudantes de Moda do Senac e Unifacs que participaram do Desafio Criativo, concurso promovido pelo CORREIO, em parceria com o Shopping da Bahia, no qual os alunos criaram peças streetwear usando o tecido de fantasias do bloco afro Muzenza. Um deles será do quarteto do Senac formado por Gabriel Machado de Assis, Juliana Badá, Paloma Santos e Rose Matos, vencedores da competição.
As marcas baianas presentes no desfile coletivo do AFD são: Adriana Meira Atelier (roupa – estreia), Afreeka (roupa), Aládio Marques (roupa), Ateliê Casalinda (roupa – estreia), Black Atitude (roupa – estreia), By Aninha Acessórios (bijuterias), Boutique Negralá (turbantes – estreia), Cabelo Em Pé (brincos e turbantes – estreia), Candida Specht (bolsas e calçados), Carol Barreto (roupas), Cllaudia Soares Atelier (moda conceitual – estreia), Closet Clothing (moda praia – estreia), a collab Miranda Estúdio + The Finds + Soul Dila (roupas e acessórios – estreia), “Com Amor, Dora” (turbantes), Crioula (roupas), Cynd Biquínis (moda praia – estreia), Dresscoração (roupa), Erika Rigaud Turbantes (turbantes – estreia), Euzaria (roupa – estreia), Ewa (brincos de crochê – estreia), Goya Lopes (roupa), inCID (roupa – estreia), Ismael Soudam (moda conceitual), Jeferson Ribeiro (roupa), Ju Fonseca (bijuterias em linha de seda), Katuka Africanidades (roupas), Kelba Deluxe (colares), La Abuela (brincos em bordado), Meninos Rei (roupa), Moda Criola (brincos – estreia), Mônica Anjos (roupa), Moringa Label (moda praia – estreia), N Black (roupa), Negrif (roupa), Ope.Tropical (moda praia – estreia), Outerelas (bijuterias), Porto de Biquíni (moda praia), Preta Brasil (colares em contas de madeira – estreia), Sonbrille (óculos – estreia), Sou Diva (brincos – estreia), T Camisetaria (roupa – estreia), Tempt (roupa – estreia), Turbanque (turbante – estreia) e Vivire (moda praia).