Além de uma programação especial de shows musicais, apresentações teatrais, instalações, exposições, literatura, ações sociais, a primeira edição da Virada Sustentável Salvador, de 25 a 27 de novembro, promoverá debates e oficinas, todos em torno do tema Sustentabilidade em diversos pontos da cidade, como Jardim Botânico, Parque Costa Azul, Parque da Cidade, Parque de Pituaçu e Parque São Bartolomeu.
Uma realização do Instituto Fábrica de Florestas (IFF) em parceria com a Virada Sustentável, o evento contará, já no dia 25 de novembro, no auditório do Parque Social (Parque da Cidade), com a Roda de Conversa “Águas da Bahia – Rio São Francisco, Paraguaçu e Salvador”, das 9h às 11h30. O professor e historiador Ricardo Carvalho ficará responsável pela Abertura e Mediação e contará com fala do Diretor Executivo do IFF (mais informações abaixo), Álvaro Oyama.
No debate, estarão presentes o Senador da República Otto Alencar; a Promotora de Justiça Regional Ambiental de Paulo Afonso e Coordenadora do Núcleo do São Francisco no Ministério Público da Bahia, Luciana Khoury; o Presidente da Ordem dos Advogados da Bahia, Luiz Viana; e o Diretor de Relações Corporativas da Coca-Cola/Solar, Fabio Acerbi.
Com a participação de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, setor privado, escolas e universidades, além de coletivos de cultura e movimentos sociais, a Virada Sustentável é um grande festival de mobilização e educação para a sustentabilidade. Com Marketing Cultural da Caderno 2 Produções, o evento é apresentado pela Braskem e Governo do Estado da Bahia, com patrocínio da Coelba e Vivo, através do FazCultura. A Virada também conta com o Apoio Institucional da Prefeitura de Salvador através da Secretaria Cidade Sustentável.
Sobre o Instituto Fábrica de Florestas
O IFF foi criado em 2005 para promover o desenvolvimento sustentável e a conservação ambiental da região ao longo do Litoral Norte e do Anel Florestal de Camaçari. A organização é mantida pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), Cetrel e Braskem. A partir de 2011 expandiu sua atuação e, além do Eco Parque Sauípe, fixou presença nos Parques Municipais das cidades de Duque de Caxias (RJ), Santo André e Paulínia (SP), em parceria com as Prefeituras locais. Ano passado, o Instituto foi convidado pelo Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal para desenvolver um projeto de recuperação das nascentes do Rio São Francisco e desde julho deste ano se empenha com o projeto Reviveiros Velho Chico.