Dono de dois livros, “Baraqueçaba, Casos do Acaso” em 2015, “Orobó, O Périplo Apoteótico de um Sertanejo Assinalado”, Ticiano Leony agora se inspira no mar para sua mais nova empreitada no universo da literatura. Será lançado nesta quinta-feira, dia 1, a partir das 18h30, Serinhaém – azul do mar profundo. A loja de Carlos Rodeiro, na Bahia Marina foi o local escolhido para o escritor apresentar e autografar a publicação.
Editado pela Caramurê Publicações, o livro conta com 224 páginas onde além do texto homônimo ao título da publicação, tem contos como “O amigo cubano”, “Uma carta fora do Baralho”, “Quem tem com que me pagar”, “Cais da Salvação” e “Os Santos”. Serinhaém contém também histórias cujo cenário é a Salvador dos últimos 50, 60 anos, prendendo o leitor, entrevendo relações interpessoais entre amigos, de pai para filho e entre patrão e empregados.
Ticiano conta casos ouvidos e vividos. Em nenhum momento esconde sua inspiração nos casos do dia a dia das gentes com as quais conviveu, anotados em papeizinhos que depois de transcritos vão para o livro. “Claro que enrolo, floreio, construo o ambiente mais apropriado, até mudo de lugar a narrativa para disfarçar e não constranger quem me confiou um segredo, uma particularidade”, conta o cronista.
O autor é engenheiro formado pela Universidade Federal da Bahia, já foi fazendeiro e empresário. Este é o seu terceiro livro. Em 2014, publicou. Nesses últimos, os personagens são da terra. Agora, em Serinhaém o ambiente é o mar, o sol, o horizonte e os personagens são os pescadores, navegadores, saveiristas e marujos, as criaturas são os peixes e o tempo é a chuva, o vento e as tempestades. todos lançados pela Caramurê Publicações