Jovens e adolescentes, entre 12 e 18 anos, passarão por uma vivência artística diferenciada com os integrantes d’A Outra Companhia entre os dias 07 e 18 de agosto. Durante um período do dia, na Casa d’A Outra (sede do grupo), participarão de jogos teatrais, rodas de conversa sobre o fazer teatral em suas áreas de composição (iluminação, cenografia, figurino, trilha sonora, dramaturgia, produção), auxiliarão nas atividades de montagem do arcabouço cênico e assistirão ao espetáculo O que de você ficou em mim, que sublinha a questão: qual seu sonho quando crescer?
Desde 2006, A Outra Companhia investe num diálogo com escolas, grupos artísticos de periferia, organizações de reparação social e cultural, ofertando atividades que corroboram na formação de cidadãos mais sensíveis a arte, atreladas a atuação educacional. Cerca de 100 mil pessoas já foram alcançadas pelo projeto de mediação cultural d’A Outra Companhia de Teatro. Desta vez, a proposta convoca projetos sociais, grupos amadores de teatro e estudantes da rede estadual e municipal de ensino.
Para a mediadora cultural e integrante d’A Outra Companhia de Teatro, Eddy Veríssimo, o projeto oportuniza a esses alunos acesso a arte, logo que, a maioria nunca teve. “É uma forma deles verem o que está por traz do espetáculo pronto, principalmente, em um espaço que não é convencional. Queremos que eles tenham um entendimento de que a arte pode ser feita de qualidade ainda que seja em um espaço alternativo”, realça a atriz.
Eddy Veríssimo conta que começou a fazer teatro no Instituto Araketu, que era uma ação de inclusão social. “Foi nesse espaço que tive a oportunidade de ir pela primeira vez em um teatro. Queremos dar a esses alunos a oportunidade que talvez nunca tivessem na vida: a de ter uma vivencia no universo artístico, para que, um dia se tornem agentes multiplicadores desta arte assim como eu”, acrescenta a mediadora.
Serão 10 apresentações do espetáculo direcionadas a 10 diferentes instituições de Salvador, dos bairros do Cabula, Canela, Caixa d’Água, Itapoã, Itinga, Ribeira, Canela, 2 de Julho, Plataforma, Avenida Sete de Setembro e Cidade Baixa. Serão atingidos um total de 500 adolescentes, durante o mês de agosto de 2017, de forma GRATUITA. O Colégio Municipal Lídia Xavier de Oliveira, do munícipio de Esplanada, é a única instituição fora do perímetro da Grande Salvador.