Inovação no mercado imobiliário, mobilidade urbana e turismo nas cidades. Esses são apenas alguns dos temas que serão abordados na Arena do Conhecimento, espaço da Associação de Dirigentes do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA) na CASACOR Bahia 2019. A mostra de arquitetura e decoração abre as portas para o público no dia 22 de outubro no Horto Florestal. Sob a assinatura do arquiteto Ruy Espinheira, o ambiente irá abrigar um projeto inédito com programação variada entre palestras e lançamentos.

Ao todo, serão sete encontros no espaço, distribuídos pelo período de exibição da mostra. “O objetivo dessa iniciativa é reforçar a sinergia da Ademi-BA com os diversos segmentos que fazem parte da cadeia produtiva do mercado imobiliário e da construção civil, fortalecer o ambiente de negócios e ampliar as discussões em torno das novidades relacionadas ao segmento”, destaca o presidente da Ademi-BA, Cláudio Cunha.

Na programação prevista para acontecer na Arena do Conhecimento está o lançamento do Prêmio ADEMI-BA Inovação Acadêmica 2020, iniciativa da entidade voltada a incentivar projetos de pesquisa de estudantes para o mercado da construção civil. Além do reconhecimento, o projeto é adotado pelas empresas baianas, a exemplo do prêmio vencedor da categoria Inovação Acadêmica 2019, que hoje está sendo aplicado nos canteiros de obras da MRV.

Desenvolvido pela doutoranda Roseneia Melo e pela mestranda Rafaela Rey, o Sistema Informatizado para Inspeção de Segurança apoiado por Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) possibilita que seja verificado de forma ágil se os itens de segurança estão sendo cumpridos através da monitoria visual realizada pelo drone. Assim, o profissional de segurança inspeciona as imagens transmitidas e identifica com mais rapidez se são necessárias intervenções.

O público poderá aproveitar também a apresentação do Manual de Uso, Operação e Manutenção do Imóvel, lançado pela ADEMI-BA para nortear construtoras e proprietários sobre as principais normas do setor imobiliário. Assim como carros e eletrodomésticos possuem manuais de instrução, o material serve como uma extensão do contrato da construtora com o seu cliente.